Alcaraz e Badosa jogarão a Copa Hopman, em julho
Três países são confirmados na volta do evento misto por equipes
A Federação Internacional de Tênis (ITF) e o parceiro de eventos Tennium anunciaram as três primeiras equipes que competirão na Hopman Cup 2023, a competição oficial de equipes mistas da ITF, no Nice Lawn Tennis Club de 19 a 23 de julho.
Em uma coletiva de imprensa oficial do torneio em Nice na terça-feira, 28 de fevereiro, a diretora do torneio, Iva Majoli, e o prefeito de Nice, Christian Estrosi, revelaram que as seguintes equipes participarão da primeira edição deste evento histórico desde 2019:
França - Richard Gasquet e Alizé Cornet
Espanha - Carlos Alcaraz e Paula Badosa
Suíça - Leandro Riedi e Belinda Bencic
Um total de seis equipes competirão nas edições de 2023 e 2024, expandindo para oito a partir de 2025. Como anfitriã, a França colocará uma equipe em campo a cada ano. As três equipes restantes para a edição de 2023 serão anunciadas oportunamente. O evento será disputado no saibro.
Como nas edições anteriores da competição, cada equipe será composta por um jogador masculino e um feminino, com empates entre as nações com uma partida individual masculina, uma partida individual feminina e uma partida de duplas mistas.
Com o nome do renomado capitão australiano da Copa Davis, Harry Hopman, a Copa Hopman foi fundada em 1989 e foi disputada anteriormente em Perth, na Austrália. Os jogadores deste ano se juntarão a uma lista ilustre de competidores anteriores, incluindo Roger Federer, Steffi Graf, Andy Murray, Li Na, John McEnroe e Serena Williams.
Falando na coletiva de imprensa oficial, David Haggerty, presidente da ITF, disse: "Gostaria de estender meus agradecimentos ao Nice Lawn Tennis Club por sediar, ao prefeito de Nice por seu apoio e aos nossos parceiros de eventos Tennium, com quem esperamos para sediar este evento de prestígio nos próximos cinco anos. Juntamente com a Billie Jean King Cup e a Copa Davis, a Copa Hopman é outro evento da ITF que dá aos jogadores a oportunidade de representar seus países e competir por algo maior do que eles. É um evento verdadeiramente único no calendário do tênis e ocupa um lugar especial no coração dos jogadores e torcedores. Após um breve hiato desde 2019, temos o prazer de retornar este evento ao calendário do tênis."
Kristoff Peulinckx, CEO da Tennium, disse: "Queremos agradecer à ITF por confiar à Tennium a organização deste evento histórico. Acreditamos que Nice será o palco perfeito para esta nova edição da Copa Hopman, e não poderíamos ficaria mais feliz em organizá-lo com a ajuda da cidade e do Nice Lawn Tennis Club."
Iva Majoli, diretor do torneio, disse: "A Hopman Cup é uma competição incrível. Uma competição única porque você joga pelo seu país, joga como um time e joga como um time misto. Isso é bastante raro no circuito. Tenho ótimas lembranças de jogar o evento em 1996 com meu amigo Goran Ivanišević."