Após perder na estreia, Nadal abandona Finals por dores
Número um do mundo, Rafael Nadal decidiu abandonar o ATP Finals. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, logo após o espanhol ter sido derrotado na estreia do torneio pelo belga David Goffin. Assim, o Toro Miúra adia a conquista inédita do Finals, único troféu de grande importância que ainda não tem na carreira. Ele termina o ano no topo do ranking e com seis títulos conquistados, entres eles, dois Grand Slams - Roland Garros e Aberto dos Estados Unidos.
Nadal já havia colocado em dúvida sua participação antes mesmo do início da competição, após desistir do Masters 1000 de Paris na segunda rodada do torneio, alegando dores do joelho esquerdo. O tenista usou o período entre as duas competições para tratar a lesão, porém voltou a sentir incômodos no duelo contra Goffin e preferiu se poupar.
"Vou trabalhar duro para me manter no topo e lutar pelos mais importantes objetivos. Obrigado e feliz natal a todos", disse o tenista em frase divulgada pela ATP nas redes sociais - o espanhol não concedeu entrevista coletiva em Londres.
Assim, Nadal será substituído pelo seu compatriota Pablo Carreño Busta, número 10 do mundo e primeiro reserva do torneio. Segundo as regras da competição, Carreño ficará com o lugar de Nadal e ainda tem chances de chegar à semifinal do Finals caso vença os dois jogos que restam na primeira fase. Na quarta, o espanhol enfrenta o austríaco Dominic Thiem e depois, encerrando a fase de grupos, encara o búlgaro Grigor Dimitrov, que completa o grupo Pete Sampras.
"I'm going to work hard… to keep being at the top and fighting for the most important things. Thank you and Merry Christmas, everyone."
Nadal signs off his 2017 in press. See you next year, Rafa!https://t.co/VKxXkwwR45 pic.twitter.com/G2dcRvPl5M
— ATP World Tour (@ATPWorldTour) 13 de novembro de 2017