Baianos estreiam com vitória na 39ª edição do Bahia Juniors Cup em Salvador (BA)
Victor Rocha venceu na categoria mundial até 18 anos enquanto que Felipe Argolo avançou nos 14 anos. Nathalia Tourinho, de 13 anos, foi superada por favorita
Dois baianos garantiram classificação para as oitavas de final da 39ª edição do Bahia Juniors Cup. A competição é uma das mais tradicionais e mais importantes eventos do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Clube Bahiano de Tênis. O evento vai até o dia 17 e tem a parceria com a SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. A entrada é gratuita.
Victor Rocha estreou com o pé direito na categoria mundial até 18 anos ao superar o brasileiro Lucas Moscatto por 6/2 6/1 e enfrenta Nicholas Carneiro. A jovem de apenas 13 anos, Nathalia Tourinho, neta de Luis Tarquínio, um dos idealizadores do Bahia Juniors Cup e ex-presidente do Clube Bahiano de Tênis, foi superada pela terceira brasileira, Yasmin Costa por 2/6 6/3 6/1. Tourinho nasceu em São Paulo, mas é de família totalmente baiana e tem título na categoria 14 anos no ano passado no evento.
Na categoria 14 anos, Felipe Argolo avançou ao derrotar o quinto favorito João Sanchez por 6/0 6/2 e enfrenta Lucas Yoshida. O torneio na categoria conta pontos no ranking sul-americano do Cosat.
Na chave masculina dos 18 anos destaque também para o triunfo do jovem de 14, Livas Damázio. O cuiabano vice-campeão mundial na categoria e primeiro sul-americano nascido em 2010 a vencer um torneio ITF, em Foz do Iguaçu (PR), e finalista em Itajaí (SC), passou por Diego de Brito por 6/3 6/0 e encara o americano Reed Smith ou o qualifier Eduardo Trovo. O principal favorito, João Lago derrotou Washington Junior por 7/6 (7/4) 7/5 e enfrenta Mateus Nogueira.
Na chave feminina, a argentina Lara Qualia, cabeça de chave 2, avançou ao bater a brasileira Mariana Gomes por 6/1 6/2 e enfrenta Larissa Brasil. Campeã de Foz do Iguaçu e vice no Rio de Janeiro, a carioca Clara Elkind derrotou Luiz Kohn por 6/0 7/5 e enfrenta Livia Daud.
O evento tem cerca de 280 atletas de seis países. Além do Brasil estão representadas a Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo.O Bahia Juniors Cup está entre os três maiores juvenis do país. A categoria mundial até 18 anos terá a valiosa pontuação J100, que será jogada entre os dias 9 e 17 de novembro. O qualifying será disputado entre os dias 9 e 10 e a chave principal a partir de segunda-feira, 11, assim como as categorias 16 e 14 anos, que distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat . As categorias 12 anos e Tennis Kids, que distribuem pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, serão jogadas entre os dias 13 e 17.
O Bahia Juniors Cup é um grande celeiro de talentos do Tênis brasileiro. Foi o palco da primeira conquista juvenil de João Fonseca, em 2021, aos 15 anos de idade. O atleta faturou o US Open juvenil no ano passado e hoje desponta como um dos maiores talentos do tênis mundial.
Em 2017, Thiago Wild foi campeão do torneio também no Bahiano de Tênis, em final contra Sebastian Baez. Wild foi campeão do US Open juvenil em 2018 e hoje é o número 1 do Brasil no profissional, 80º do mundo e mais jovem brasileiro a vencer um torneio ATP, em Santiago, no Chile, em 2020.
A competição ainda teve Gustavo Kuerten campeão na categoria 16 anos em 1993 em final épica contra o baiano Duda Catharino, hoje o diretor do evento. Outros nomes revelados foram Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
A 39ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da SUDESB e a SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia. . O evento teve a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.