Chave principal do Sand Series Brasília Decathlon de beach tennis tem início nesta quinta-feira, no Distrito Federal
As quadras do ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon'23 de Beach Tennis, receberam nesta quarta-feira os primeiros jogos da edição 2023, no Distrito Federal. Ao longo do dia foi realizado o qualifying, no masculino e no feminino, com os jogadores de olho nas últimas vagas para a chave principal. A definição dos classificados será nesta quinta-feira pela manhã. E as atenções do segundo dia do evento, nesta quinta, estarão voltadas para o início da chave principal, com jogos a partir das 12h (de Brasília) e até 22h. Às 16h começam, também, as disputas das categorias amadoras.
O torneio segue até o domingo e a expectativa é da presença de um total de 12 mil pessoas assistindo às partidas. As semifinais e finais da chave principal, no sábado, contarão com transmissão ao vivo da ESPN.
O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon'23, é o maior evento oficial de Beach Tennis do mundo. Os jogos são realizados na PlayTennis, centro esportivo localizado na Arena BRB BSB, em um espaço especialmente montado para o torneio, com mais de 10 mil m².
No total, 700 atletas estão inscritos no torneio, vindos de 13 países - as chaves profissionais serão disputadas por 280 jogadores e as amadoras por 420 beachtenistas. São atletas da Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Letônia, Porto Rico, Portugal, Rússia e Venezuela.
"Serão dias de muito Beach Tennis nas quadras montadas especialmente para o torneio, começando com muita disputa no quali, e com a certeza de muita emoção e jogos de alto nível técnico ao longo de todo o evento", afirma Bruno Ferreira, diretor do torneio.
Os favoritos - A chave principal, no masculino e no feminino, reúne os melhores atletas do ranking mundial, como o italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos, dupla número um do mundo, que defendem o título conquistado no ano passado.
"Minha expectativa é jogar um grande campeonato, sabendo que será difícil. Ganhamos no ano passado e vamos tentar mais um título. Estamos muito motivados e prontos para jogar esse fantástico Sand Series", afirma Cappelletti.
Também estarão em quadra os vice-campeões de 2022, o catarinense André Baran e o russo Nikita Burmakin. Outros destaques são o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, Allan Oliveira e Thales Santos (Brasil), Doriano Becccaccioli e Tommaso Giovannini (Itália), Maksimilians Andersons (Letônia) e Mathieu Guegano (França), Ramon Guedez e Carlos Vigon (Venezuela) e Giovanni Cariani e Gustavo Russo (Brasil).
Entre as mulheres, destaque para a dupla da venezuelana Patty Dias e da brasileira Rafa Miiller, semifinalistas em 2022, assim como as das italianas Flaminia Daina (campeã nas mistas 2022) e Nicole Nobile (campeã feminina 2022), das brasileiras Sophia Chow e Vitoria Marchezini, da italiana Sofia Cimatti (campeã feminina 2022) e da espanhola Eva Palos, das italianas Veronica Casadei e Greta Giusti, e das brasileiras Julia Nogueira/Marcela Vita, Joana Cortez/Raquel Iotte e Samantha Barijan/Isabela Garrido.
Muitas atrações para o público - Esta é a terceira edição do evento - um dos quatro torneios do calendário considerados como Grand Slam da modalidade -, que tem chancela da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF), com premiação total de U$ 50 mil (cerca de R$ 245.000,00).
Além dos jogos, haverá, também, muitas atrações para o público, com áreas de relacionamento e entretenimento exclusivas, Boulevard com grandes marcas, ativações com diversos brindes e a realização de ações sociais, ambientais e de fomento ao esporte ao longo do evento.