Colômbia vence Japão e fica perto de feito histórico na Copa Davis
A Colômbia está perto de um feito histórico na Copa Davis. Disputando a repescagem da competição por países apensa pela segunda vez, a equipe sul-americana conquistou importante vitória nas duplas sobre o Japão e precisa apenas de uma vitória nos dois duelos de simples deste domingo para integrar o Grupo Mundial pela primeira vez na história.
Jogando no piso rápido de Tóquio, Juan-Sebastian Cabral e Robert Farah não deram chances a Tatsuma Ito e Yuichi Sugita e conquistaram vitória por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/2 e 6/1. Kei Nishikori, que estava escalado para atuar nas duplas ao lado de Go Soeda, decidiu se poupar para a partida deste domingo e obrigou o Japão a improvisar Ito e Sugita de última hora.
Número 1 do país e 12 do mundo, Nishikori abre a rodada final contra Santiago Giraldo. Caso confirme o favoritismo sobre o rival, Go Soeda e Alejandro Falla decidem a vaga na elite de 2014, logo em seguida. Uma vitória do colombiano, no entanto, garante o país no Grupo Mundial independente do resultado do confronto final.
A Colômbia disputou a repescagem pela primeira vez em 2010, mas acabou batida pelos Estados Unidos. Já o Japão conseguiu retornar ao Grupo Mundial após quase 30 anos na temporada passada, mas foi eliminado pela Croácia ainda na primeira rodada.