Nadal retorna à Davis com vitória fácil sobre dinamarquês
Rafael Nadal voltou a disputar a Copa Davis da melhor maneira possível: com vitória. Há dois anos fora do time espanhol, o número 7 do mundo retornou à competição nesta sexta-feira com vitória tranquila sobre o dinamarquês Mikael Torpegaard (909º), por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, em 2h03 de partida, na quadra rápida de Odense, cidade localizada no país escandinavo.
Os números mostram a exagerada superioridade do canhoto de Mallorca em quadra. Nadal disparou nove aces, contra sete do dinamarquês, além de obter 71% de aproveitamento no primeiro serviço, enquanto o adversário registrou apenas 41%. O ex-número 1 do mundo ainda conquistou cinco quebras de saque, quatro a mais que Torpegaard.
Com a vitória de Nadal, a Espanha abre 1 a 0 diante da Dinamarca, em confronto válido pelas eliminatórias do Zonal Europeu. O país vencedor conquista a manutenção no Grupo I do continente e, no ano que vem, terá o direito de disputar a repescagem que leva à primeira divisão da Copa Davis.
Campeão da Copa Davis em 2004, 2008, 2009 e 2011, Nadal agora torce pelo compatriota David Ferrer (8º) na partida contra Frederik Nielsen (283º) ainda na tarde desta sexta-feira. No sábado, Roberto Bautista Agut e Fernando Verdasco enfrentam Thomas Kromann e Nielsen nas duplas.