Eduardo Ribeiro vence chileno na decisão e conquista Brasil Tennis Cup
Após quatro anos, o Clube Paineiras do Morumby recebeu novamente uma etapa do circuito ITF World Tennis Tour. Neste domingo, o gaúcho Eduardo Ribeiro levantou sua quarta taça na carreira profissional ao ganha a final do Brasil Tennis Cup do chileno Daniel Antonio Nuñez por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-6).
"Estou muito feliz pela semana aqui em São Paulo e por vencer novamente um título. Vida de tenista é isso: se você não vence, acaba perdendo a confiança. E, nas últimas semanas, estava batendo na trave, perdendo jogos que sabia que tinha condições de vencer", disse o brasileiro, 332º do ranking da ATP.
"Quando me perguntam o porquê de ter disputado um torneio ITF M15, a sensação de conquistar um título é fundamental. Isso te traz confiança e era exatamente do que vinha precisando, porque só minha família, meu técnico e minha equipe sabem o dia a dia de um esportista de alto rendimento", completou.
Brasileiro que mais subiu no ranking da ATP na temporada passada, Ribeiro organizou os primeiros oito meses de 2023 com torneios maiores, mesclando ATP Challengers, ATPs 250 e o Rio Open, um ATP 500. No primeiro semestre, foram duas semifinais de torneios de US$ 80 mil, em Florianópolis e Medellín.
Com o título, Ribeiro conquista 15 pontos no ranking da ATP, que serão computados logo após o término do US Open. Nas duplas, o gaúcho também conquistou a taça, junto do mineiro João Victor Loureiro. Atual 440⁰ do mundo na lista, Dudu deve entrar na faixa dos 400 melhores duplistas no dia 11 de setembro.
Após o título do Brasil Tennis Cup 2023, Eduardo Ribeiro retorna a Florianópolis para duas semanas de treinos sob o comando de Marlon Oliveira. O retorno aos torneios será no ATP Challenger de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, a partir do mês de setembro.