Experiente Nadal vence jovem Ruud e conquista Roland Garros pela 14ª vez
Com o triunfo, tenista acumula 22 títulos de Grand Slam, dois a mais que Federer e Djokovic
A final de Roland Garros, disputada neste domingo, em Paris, reuniu dois opostos: o experiente Rafael Nadal, de 36 anos, e o jovem Casper Ruud, de 23. Favorito, o espanhol manteve 100% de aproveitamento em decisões da competição francesa. Ele venceu o norueguês por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/3 e 6/0, e conquistou o torneio masculino simples pela 14ª vez em sua carreira, sendo o quinto nos últimos seis anos.
Com o triunfo, Nadal chega ao segundo troféu nesta temporada, pois já faturou o Australian Open. Além disso, como um todo, o tenista alcançou a marca de 22 títulos de Grand Slam - Roger Federer e Novak Djokovic possuem 20 cada.
O jogo
Na quadra Philippe Chatrier, Nadal impôs qualidade desde o início e abriu boa vantagem no set inicial. Apesar de uma breve reação de Ruud, em sua primeira final de Grand Slam, o multicampeão registrou vantagem de 6 a 3 sem muitos sustos.
O segundo set começou com o noruguês à frente: mais solto, venceu o primeiro game e chegou a abrir 3 a 1. Contudo, o espanhol se recuperou com o decorrer do tempo, virou o marcador e terminou a etapa à frente, garantindo novamente o placar positivo de 6 a 3.
O terceiro e último set foi o mais tranquilo para Nadal. Sem grandes empecilhos, ele não foi incomodado em momento algum por Ruud e fez 6 a 0. Desta forma, em grande estilo, sacramentou uma importante vitória e o título na capital francesa.