Brasil vence Colômbia e vai à final do zonal das Américas na Fed Cup
Depois de fracassar diante do Canadá em 2013, o Brasil terá mais uma oportunidade de voltar aos playoffs do Grupo Mundial II da Fed Cup, o que não acontece desde 2004. Nesta sexta-feira, a equipe derrotou a Colômbia e avançou à final do zonal das Américas. Agora, Paula Gonçalves e Teliana Pereira enfrentarão o Paraguai no sábado e, em caso de vitória, conquistarão o feito após dez anos.
Com um desempenho impecável ao longo da primeira fase, o Brasil passou por Equador e Bahamas com facilidade. Desta forma, o maior desafio ficou para a última rodada, nesta sexta, contra a Colômbia. Diante de adversárias com posições semelhantes no ranking, porém, as brasileiras se comportaram muito bem, venceram os dois jogos individuais e carimbaram a vaga na final.
Paula Gonçalves abriu o dia contra Catalina Castaño, adversária que está 117 posições acima no ranking mundial. Ainda assim, a brasileira teve um bom desempenho e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Teliana Pereira, por sua vez, encarou Mariana Duque Marino, número 101, e garantiu o triunfo com direito a um pneu: 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 7/6 (8-6).
Agora, para atingir o feito após dez anos, o Brasil terá pela frente as donas da casa - a fase zonal das Américas está sendo disputada em Lambare, no Paraguai. Os confrontos serão realizados neste sábado, no mesmo molde da primeira fase: dois jogos individuais e um entre duplas. O vencedor do dia estará classificado para os playoffs do Grupo Mundial II, que serão realizados entre os dias 19 e 20 de abril.