Conchita Martínez é nomeada capitã da Espanha na Fed Cup
Campeã de Wimbledon em 1994 e finalista de Roland Garros em 2000, Conchita Martínez é a nova capitã da equipe espanhola da Fed Cup, versão feminina da Copa Davis. A ex-tenista foi indicada ao posto neste fim de semana pela Real Federação Espanhola de Tênis (RFET) para ocupar o cargo deixado por Arantxa Sánchez Vicario.
Conchita chegou a ocupar a segunda colocação do ranking mundial de simples, com 33 títulos conquistados, e também teve destaque em duplas. Em parceria, ganhou três medalhas olímpicas: prata em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e bronze em Atlanta-1996.
"Conchita é uma lenda do tênis espanhol e é bom que as pessoas que deram tanto ao nosso esporte tenham a oportunidade de seguir ajudando a equipe", disse o presidente da RFET, José Luis Escañuela.
O posto de capitã da equipe da Fed Cup ficou vago em dezembro, quando Sánchez Vicario pediu demissão antes de completar um ano no cargo. A ex-atleta passou por desentendimentos públicos com o presidente da entidade nacional e com Anabel Medina-Garrigues, um dos destaques do país no circuito Mundial.
O desafio de Conchita Martínez será reerguer uma equipe abalada. Em 2012, sob o comando de Sánchez Vicario, a Espanha foi derrotada por Rússia e Eslováquia e caiu para a segunda divisão do Grupo Mundial.
"Estou convencido de que esta é a decisão correta. Conhcita pode trazer muito a nossa equipe da Fed Cup e sua experiência a avaliza", afirmou Albert Costa, ex-jogador e diretor esportivo da RFET.