Ivanovic leva surra, mas Jankovic salva Sérvia na Fed Cup
Jogando em casa e contando com duas antigas líderes do ranking feminino, a Sérvia quase se aproximou de uma eliminação nas quartas de final da Fed Cup neste sábado, salvando-se somente graças a Jelena Jankovic. Em uma quadra dura e coberta de Belgrado, ela obteve grande virada sobre a russa Alisa Kleybanova e minimizou a derrota de Ana Ivanovic, que havia aberto a rodada.
» Ana Ivanovic perde para Kuznetsova
» Feijão embala e chegaàs semis em Santiago
» González vence e encara Bellucci em Santiago
» Monfils avança, e Thiago Alves cai em Johannesburgo
» Brasil perde para Canadá e não tem chances de ir à elite
Na primeira partida do dia, a Rússia, cujos quatro títulos da Fed Cup vieram todos a partir de 2004, encontrou facilidades apesar dos desfalques de Elena Dementieva e Maria Sharapova. Sem as integrantes do top 20 da WTA, quem comandou a equipe foi Svetlana Kuznetsova, número quatro do mundo, que arrasou Ivanovic por 6/1 e 6/4 em apenas 1h11.
Depois, Jankovic entrou em quadra e evitou uma catástrofe. Diante de Alisa Kleybanova, a sérvia perdia por 4/6 e 2/4, mas ganhou dez games seguidos para fazer 6/4 e 6/0 nos dois últimos sets. Ao final, a batalha se estendeu por 2h18. Com esses resultados, aumenta-se a importância da jornada de domingo, quando a ordem dos confrontos de simples se inverte. Em caso de empate por 2 a 2, a definição sairá no embate de duplas.
O país vencedor desse equilibrado embate tem tudo para enfrentar os Estados Unidos nas semifinais. Mesmo sem as irmãs Venus e Serena Williams, as americanas ignoraram o mando de quadra e não cederam sets à França.
No saibro de Lievin, Bethanie Mattek-Sands, apenas a 140ª colocada do ranking, venceu a jovem Alize Cornet, 65ª, por 7/6 (9-7) e 7/5. No fim do sábado, Melanie Oudin, 53ª da lista, aplicou um duplo 6/4 sobre Pauline Parmentier, 104ª e debutante no evento.
No outro lado da chave do torneio por equipes do tênis feminino, as atuais campeãs da Itália, Flavia Pennetta e Francesca Schiavone, vêm fazendo um confronto parelho com a Ucrânia. No piso rápido de Kharkiv, a primeira confirmou o favoritismo ante Kateryna Bondarenko por 7/5 e 6/3, porém a segunda perdeu para a irmã da ucraniana, Alona Bondarenko, por 6/1 e 6/4.
Para fechar, República Tcheca e Alemanha também deixaram para definir tudo nas três partidas de domingo. Em Brno, quadras duras e cobertas foram em primeiro lugar palco da vitória da alemã Anna Lena-Groenefeld, que superou Lucie Safarova com um fácil duplo 6/2. Mais tarde, porém, Petra Kvitova levantou a torcida ao ganhar de Andrea Petkovic por duplo 6/4.