Mãe de Murray assume comando da Grã-Bretanha na Fed Cup
Judy Murray, mãe do quarto melhor tenista do mundo na atualidade, Andy, vai comandar a equipe da Grã-Bretanha na Fed Cup, a partir de fevereiro. A Federação Britânica de Tênis anunciou oficialmente a contratação.
O primeiro desafio da agora capitã do time britânico será na terceira divisão da Fed Cup, em Eliat, Israel, com mais 14 times. O formato, parecido com o do ATP Finals, classifica duas seleções para os playoffs do Grupo Mundial. As principais tenistas serão Elena Baltacha (51ª), Anne Keothavang (73ª), Heather Watson (93ª) e Laura Robson (132ª).
"É uma grande honra representar meu país neste caminho e o cargo representa um desafio excitante, oferecendo uma mistura de talento, experiência e determinação, que temos em nossas atletas neste momento", declarou. Ela também vai ajudar no desenvolvimento de novos atletas e treinadores.
"Estou muito ansiosa para desenvolver um trabalho maior e mais forte com os técnicos. Eu quero encorajar mais as mulheres a se envolverem nesta parte de treinar em alto nível e, pessoalmente, apoiar o seu desenvolvimento".
O comandante da seleção britânica era Nigel Sears, que deixou o cargo para treinar a sérvia Ana Ivanovic. O capitão do time masculino, Leon Smith, liderou o time em outubro, mas não quis continuar para priorizar os homens.
"Ter alguém como Judy em nosso esporte é muito importante para nós e será um grande avanço da forma que procuramos apoio às nossas melhores atletas e técnicos, e para começarmos a subir os degraus do tênis mundial. Tenho certeza de que as jogadoras e o resto do time estão muito ansiosos por isso", comentou.