Principais estrelas desfalcam Rússia na Fed Cup
A Rússia estreará desfalcada na Fed Cup, competição feminina similar à Copa Davis. Para o confronto da primeira rodada contra a Sérvia, marcado para os dias 6 e 7 de fevereiro, a seleção não poderá contar com suas duas principais jogadoras de simples, Dinara Safina e Svetlana Kuznetsova (respectivamente números 2 e 3 do ranking da WTA), nem com algumas de suas prováveis substitutas, como Vera Zvonareva, Elena Dementieva e Maria Sharapova.
» Jelena Dokic e cabeças de chave passam à segunda fase
» Zvonareva, Wozniacki e Jankovic caem na estreia
» Gasquet vence, Hewitt pega italiano e Monfils abandona » Siga as principais notícias do Terra Esportes no Twitter
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, pelo capitão do time Shamil Tarpishchev. "Infelizmente para nós a primeira rodada foi marcada em uma data muito ruim, entre o Aberto da Austrália e a série de torneios nos EUA", disse.
De acordo com o capitão, as jogadores alegaram problemas no calendário e lesões para justificar sua ausência da seleção nacional. Os confrontos da primeira rodada da Fed Cup estão marcados para a semana seguinte ao encerramento do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano.
Tetracampeã da Fed Cup, a Rússia conquistou seu primeiro título da competição em 2004, quando derrotou a França na final, resultado repetido no ano seguinte. Em 2006, viu a Itália levantar o troféu após vencer a Bélgica na final.
As russas voltaram a conquistar o título em 2007 e em 2008, com triunfos sobre Itália e Espanha, respectivamente. Na última temporada, o time russo caiu nas semifinais diante das italianas, que foram campeãs.