Histórico! João Fonseca conquista US Open Juvenil 2023: 'Aqui é Brasil'
Na noite deste sábado, carioca passou pelo estadunidense Learner Tien por 2 sets a 1 e levou título da categoria no Grand Slam de tênis dos Estados Unidos
O fim de semana foi especial para o Brasil no US Open, Grand Slam de tênis nos Estados Unidos. O carioca João Fonseca disputou a final da categoria Juvenil Simples Masculino contra o estadunidense Learner Tien e venceu, de virada, por 2 sets a 1. A partida decisiva no aberto dos EUA foi disputada em 1h57 na noite deste sábado.
- Parabenizo o meu adversário por essa final. Uma semana incrível, fiz um torneio muito bom. Muito obrigado por tudo. É só gratidão pelo trabalho. Vamos por muito mais. Aqui é Brasil - destacou João Fonseca, emocionado, durante a cerimônia de premiação.
João Fonseca saiu derrotado do primeiro set por 6-4, em 31 minutos. O brasileiro, mesmo com o apoio da torcida maciço, cometeu alguns erros que fizeram o adversário quebrar game e garantir a vitória no set inicial da partida nos EUA.
A história no segundo set foi diferente. Mais tranquilo, João Fonseca mostrou perseverança e derrotou o adversário por 6-4, em 47 minutos. O set foi mais disputado, com empates em games, mas o estadunidense acabou cometendo mais erros.
Já no terceiro e decisivo set, João Fonseca começou falhando, tendo seu primeiro game quebrado por Learner Tien. Mas não demorou muito para devolver a quebra e empatar em 2-2. No fim, acabou vencendo por 6-3 em 39 minutos. A torcida foi à festa no ponto final.
Devido ao título de campeão da competição, João Fonseca será o número 1 do mundo no tênis juvenil. Alias, a partida contra Learner Tien também tinha este status em disputa, já que o adversário do brasileiro também buscava a posição para o restante da temporada.