Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tênis

João Fonseca faz história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial juvenil pela ITF

14 dez 2023 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários

Na última terça-feira, João Fonseca se tornou o primeiro tenista brasileiro campeão mundial juvenil pela Federação Internacional de Tênis. O título fechou com chave de ouro a passagem do carioca de apenas 17 anos entre as categorias juniores do esporte.

Foto: ( Pete Staples/USTA) / Gazeta Esportiva

Em 2023, João Fonseca se destacou pela conquista do US Open juvenil, em que derrotou o norte-americano Learner Tien na final. Além disso, chegou nas quartas de final dos outros três Grand Slams da temporada. Antes, no final de 2022, se consagrou campeão da Copa Davis juvenil. Os bons resultados também permitiram sua estreia no ATP Tour, convidado para o Rio Open, em fevereiro.

Além do carioca, apenas outros três brasileiros foram considerados os melhores do mundo pela ITF. Em 2000, Gustavo Kuerten, o Guga, recebeu o título no individual masculino. Bruno Soares e Marcelo Melo foram eleitos nas duplas em 2016 e 2017, respectivamente.

"Estou muito orgulhoso da minha carreira como juvenil e é uma honra ser o primeiro brasileiro a terminar o ano como o número 1 do mundo e receber o prêmio de campeão do mundo da ITF. Temos tido tantos jogadores juvenis incríveis ao longo dos anos. Espero inspirar a próxima geração e alcançar as coisas maravilhosas que todas as lendas brasileiras alcançaram", disse o tenista brasileiro, que passará a ser considerado profissional na próxima temporada.

Djokovic e Sabalenka levam o prêmio do individual entre os profissionais

Entre os atletas da ATP, os escolhidos foram o sérvio Novak Djokovic e a bielorrussa Aryna Sabalenka, que tiveram grande destaque durante o ano.

Djokovic, atual número 1 do mundo no individual masculino, foi campeão do Australian Open, do Roland Garros e de Wimbledon. Ao lado de Sabalenka, o sérvio foi o único tenista a alcançar ao menos as semifinais nos quatro Grand Slams da temporada.

Sabalenka, por sua vez, terminou a temporada na vice-liderança do ranking feminino. Em 2023, a bielorrussa venceu o Australian Open e foi finalista do US Open, além de ter conseguido sua melhor marca em Wimbledon e Roland Garros, em que alcançou as semifinais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade