João Fonseca luta, mas perde batalha no 5º set no Australian Open
Brasileiro parou em italiano Sonego, número 55 do mundo
Chegou ao fim a sequência de 14 vitórias do brasileiro João Fonseca. Depois de fazer história e eliminar o top 10, Andrey Rublev, o brasileiro foi eliminado do Australian Open pelo italiano Lorenzo Sonego, 55º colocado, em batalha de cinco sets.
O carioca caiu por 3 sets a 2 com parciais de 6/7 (8/6) 6/3 6/1 3/6 6/3 após 3h37min de duração no jogo mais longo disputado na carreira do jovem brasileiro de 18 anos e quatro meses. Foi sua primeira partida de cinco sets na sua vida.
Fonseca fez história ao ser o mais jovem brasileiro a vencer uma partida de Grand Slam superando Gustavo Kuerten, o segundo jogador mais jovem em atividade a bater um top 10 só atrás de Carlos Alcaraz e o segundo desde 1973 com menos de 20 anos a estrear em um Slam com vitória sobre um tenista entre os dez do ranking.
O brasileiro vinha de uma sequência de 14 vitórias seguidas com os cinco triunfos do NextGen Finals, em dezembro, o título do challenger 125 de Camberra, na Austrália, e as quatro vitórias no Aberto da Austrália onde passou o qualifying e venceu Andrey Rublev na primeira rodada.
Pela campanha o brasileiro vai somando 80 pontos no ranking e no momento indo ao 98º lugar, mas ainda há tenistas na disputa do torneio australiano e challengers pelo mundo esta semana e semana que vem - o próximo ranking só será divulgado no dia 27. O carioca tem no calendário o challenger 125 de Quimper, na França, semana que vem e depois a Copa Davis em Orleans, na França, entre os dias 1º e 2 de fevereiro. Na sequência, a partir do dia 10, ele joga o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e o Rio Open a partir do dia 17.
O jogo
No primeiro set, ambos os tenistas comandaram nos games de saque até o 4-5, quando João salvou set point em seu saque. No 5-6, novamente o brasileiro salvou set point e levou para o Tie Break, onde Fonseca abriu 6 a 3, viu Sonego salvar as três chances do brasileiro fechar, mas o brasileiro jogou bem nos pontos seguintes e fechou com 8-6.
No segundo set, Sonego quebrou o saque de João no terceiro game e assumiu o controle da partida, não dando chances ao brasileiro em seu serviço. O mesmo aconteceu na terceira parcial, onde o italiano seguiu firme em seu saque e quebrou João no quarto e sexto games, sacando em seguida para fazer 2 sets a 1. Na quarta parcial, João retomou a confiança e começou com tudo, confirmando seu saque e quebrando o italiano. Ele foi comandando os pontos com a direita e o serviço, com o público vibrando ao seu lado e fechou por 6/3.
No quarto set saque a saque no começo até o oitavo game onde o brasileiro abriu 30 a 0, mas cometeu erros, levou uma passada na cruzada e perdeu o serviço com uma direita na rede. Sonego sacou bem, abriu 40 a 15, joão salvou o primeiro match-point, mas Lorenzo sacou bem na segunda oportunidade.