João Fonseca vai às quartas em Brest após revanche
Brasileiro encara ex-top 50 nesta sexta-feira em busca de vaga na semifinal
O carioca João Fonseca, numero 3 do Brasil e 154º do mundo, conquistou sua revanche diante do britânico Billy Harris, 112º, e está nas quartas de final do Challenger de Brest, na França. Vitória coloca brasileiro mais próximo do Next Gen Finals.
Fonseca precisou de 1h08 para fechar o placar contra Harris em 6/4 6/2 tendo convertido seis aces a um e vencido 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 59 do adversário.
O brasileiro, que vinha de perder os dois duelos anteriores contra Harris no circuito profissional, teve um início de jogo com dificuldades de conseguir encaixar seu primeiro serviço, salvou breakpoint no 4º game, mas seguiu tentando ter uma postura agressiva fazendo o adversário sair de um 0-40 no 7º game. A quebra primordial da primeira etapa se fez no 9º game, com Fonseca jogando dentro de quadra, buscando as bolas vencedoras e confiante fechou bem a parcial.
A confiança do brasileiro se manteve no segundo set, em que ele abriu 4/0 em quebras nos 1º e 3º games e foi administrando ao trabalhar bem com saques colocados e tática agressiva em seus pontos.
Na busca por vaga nas semifinais do torneio que é disputado em piso rápido, Fonseca encara o local Benjamin Bonzi, 122º, que venceu o compatriota Pierre Hugues Herbert, 123º, em batalha de 2h14 e placar de 5/7 7/6 (7-4) 6/3.
A vitória nesta quinta-feira foi muito importante para as pretensões do carioca que está disputando uma classificação para a disputa do Next Gen Finals em Jeddah, na Arábia Saudita. O torneio reúne os oito melhores da temporada entre os tenistas abaixo dos 21 anos, porém apenas os 7 melhores se classificam diretamente. Atualmente, Fonseca é o sétimo na classificação a 24 pontos do 8º colocado o espanhol Martin Landaluce que perdeu nas oitavas de final em Brest.