Soderling bate Federer pela primeira vez e vai à final
O confronto não era oficial, mas isso pouco importava para Robin Soderling, que a partir desta sexta-feira finalmente pode se vangloriar por já ter superado Roger Federer. Após conhecer derrotas em todos os 12 confrontos realizados pelo circuito profissional, o sueco teve seu dia de glória no torneio de exibição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde superou o rival por 6/7 (6-8), 7/6 (7-1) e 6/2.
» Kim Clijsters visita hospital infantil na Austrália
» Nadal se sente em melhor forma para início da temporada 2010
» Sem pressão, Bellucci e duplistas embarcam para Austrália
Antes desta sexta, os 12 encontros anteriores, todos com a chancela da ATP, apontavam uma vantagem inapelável para Federer, que só havia perdido dois de 29 sets jogados. Em Abu Dhabi, porém, Soderling não desperdiçou o vacilo do suíço, que parecia ter a partida sob controle quando abriu 3/1 no segundo set.
Embalado após a reação, o número oito do mundo obteve uma quebra de serviço no terceiro game do terceiro set, quando o líder do ranking tentou se livrar de um break point de uma forma pouco convencional: subindo à rede com o segundo serviço.
Logo na sequência, o escandinavo salvou quatro chances de quebra, uma delas com um ace de segundo saque, e aproveitou para definir a vitória, tirando vantagem de outras tentativas frustradas de saque e voleio do helvético, cuja postura em quadra foi bastante descontraída.
Com a vitória, Soderling chega à final em Abu Dhabi e frustra as expectativas dos organizadores do milionário evento, que poderiam promover a primeira partida entre Federer e Rafael Nadal desde maio do ano passado. O sueco agora pode desafiar no sábado o desafeto espanhol caso este confirme o favoritismo ainda nesta sexta, quando enfrenta o compatriota David Ferrer.