Jovem sensação brasileira, Felipe Loch avança em Belo Horizonte e se diz surpreso com convocação para a Copa do Mundo de Beach Tennis
Russas surpreendem e impedem feito do Nº 1 para brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow
Jovem sensação do Beach Tennis masculino do Brasil, o gaúcho Felipe Loch, 16º do mundo, vai disputar, nesta sexta-feira, uma vaga na semifinal do ITF BT 400 de Belo Horizonte, disputado na Arena RM, de Rafael Moura, situado no Espaço 356, no bairro Olhos D´Água.
A competição é uma das maiores do mundo com praticamente todos os top 10 na disputa no masculino e no feminino, premiação total de US$ 35 mil (R$ 192 mil) e 440 pontos no ranking para cada dupla campeã.
Loch surpreendeu o mundo ao bater as três principais duplas no BT 400 de Petrolina (PE) em abril, faturando o título ao lado do também jovem Luca Andreolini. Eles ainda venceram o BT 200 de Indaiatuba (SP) na semana seguinte . Recentemente, o gaúcho iniciou parceria com o bicampeão mundial, o espanhol radicado em Campinas, Antomi Ramos, faturando um título logo de cara, no BT 200 de Palmas (TO) e agora os dois estão em busca do caneco na capital mineira na parceria que ficará junta nos torneios das próximas semanas no Brasil: "Ganhamos o BT 200 de Palmas, estamos entrosando ainda . Fui esta semana para Porto Alegre treinar com o Felipe . Estou muito feliz e empolgado, superando desafios a cada dia", apontou Ramos após a vitória por 4/6 6/3 11/9 sobre a dupla de Marcelo Reck e do italiano Mattia Bazzi.
Esta semana foi de comemoração para Loch, que chegou em Belo Horizonte convocado para a Copa do Mundo por equipes que acontece em dezembro, em São Paulo. Ele estará no time com o número 1 do mundo, André Baran, e o top 10, Daniel Mola, além de Rafaella Miiller, 1ª do mundo, Sophia Chow e Vitória Marchezini, 3ª colocadas.
"O Mingozzi (capitão) não me avisou que seria convocado antes, avisou no mesmo dia que os demais . O André Baran já tinha uma certeza, mas pra mim foi uma surpresa, estava esperando uma convocação para o juvenil", disse o atleta que em 2023 viveu a sensação do título mundial júnior inédito do Brasil: "Agora é tentar ganhar no profissional e aproveitar cada momento dessa experiência com um time incrível com um time incrível e vamos Brasil".
Loch e Ramos pegam Allan Oliveira e Leonardo Branco em uma das quartas de final. André Baran e Michele Cappelletti também avançaram e desafiam o letão Maksmilians Andersons e o russo Dmitrii Pavlov. Os jovens brasileiros Mola e Giovanni Cariani encaram os italiano Federico Galeazzi e Felippo Boscolo. Atleta da casa, Victor Gonzaga e Gabriel Santos enfrentam os cabeças de chave 2, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto.
Russas em ação (Foto: Marcos Luciani)
A surpresa do dia até o momento foi a eliminação da dupla brasileira da jovem paranaense Vitória Marchezini e da paulista Sophia Chow. Cabeças de chave 1 elas caíram diante das russas Elizaveta Kudinova e Anastasiia Semenova por 6/3 6/2. Vitória e Chow poderiam alcançar o inédito número 1 do mundo com um eventual título esta semana e agora terão que remar defendendo dois títulos nas próximas semanas no circuito mundial: "Não sei como conseguimos, eu só tentei ficar na partida e colocar a bola em todos os lugares", resumiu Kudinova.
As quartas de final serão disputadas no final da tarde e na noite desta sexta-feira definindo os semifinalistas. Kudiinova e Semenova enfrentam a dupla da espanhola Eva Palos e da brasileira Raquel Iotte. As italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, bicampeãs mundiais, enfrentam as compatriotas Sofia Cimatti e Greta Giusti. A mineira Graziele Silva e a paranaense Marcela Vita derrotaram Beatriz Valeio e Brenda Brissac por 6/3 6/1 e encaram a italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell. As brasileiras Julia Nogueira e Isadora Simões medem forças contra as italianas cabeças de chave 2, Nicole Nobile e Flaminia Daina.
A ESPN mostra duas partidas das quartas a partir das 16h até às 20h. O canal PlayBT mostra o jogos da quadra central e a VAMO TV mostra todos os duelos da Quadra 2.
Serviço
A quadra central já está lotada todos os dias tanto na parte gratuita quanto na área do camarote. Para acompanhar as demais quadras o acesso é gratuito na Arena RM. O empreendimento é de Rafael Moura, o He-Man do futebol, que brilhou no Atlético (MG) e outros grandes clubes como Corinthians, Botafogo e Fluminense.
Endereço: A Arena RM está localizada no Espaço 356, na Rua Adriano Matos e Chaves número 100, no bairro Olhos D'Água, em Belo Horizonte.
O torneio ITF BT 400 Belo Horizonte conta com o patrocínio oficial da Deloc - Soluções em Cozinhas Industriais e Cervejaria Colder e patrocínios da Euroville Volvo, Colpany Temper e Casemiro - Locação de Móveis e Copasa. O evento tem o apoio da For Run Sports, Sol & Neve, Achei Troféus, Drop Shot, Epo Empreendimentos, 356 Living Center, Adjutos Assessoria Contábil, Oasis Saúde Integrativa e Bem-Estar, TLK Transportes, Banco BRB, Flores e Muito Mais, Maison Deboá, ZEIQ, Bloco Sigma, Patogé, Life Projects Arquitetura.
O Hotel Oficial é o Holiday Inn. A bola oficial é a Drop Shot. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Mineira de Tênis.