Livas Damázio é campeão em Foz do Iguaçu (PR) e levanta seu primeiro título ITF na carreira
Tenista de 14 anos venceu seu primeiro torneio do circuito mundial até 18 anos e se torna o primeiro tenista sul-americano nascido em 2010 a levantar um troféu ITF
Atleta de 14 anos, Livas Damázio, natural de Cuiabá (MT) conquistou, neste domingo, seu primeiro título do circuito mundial da Federação Internacional de Tênis, no J30 de Foz do Iguaçu (PR), jogado no saibro.
Livas derrotou na final o brasileiro cabeça de chave 1, Brian Tremblay, de 18 anos de idade, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 6/4. Livas se torna o primeiro sul-americano nascido em 2010 a vencer um torneio ITF. Com tão pouca idade ele já saltará para dentro dos 800 melhores do mundo.
"Acho que foi bem importante, já tinha feito uma outra final antes e acabei ficando nervoso e não consegui jogar o meu melhor tênis. Mas essa final foi diferente, eu peguei um pouco dos aprendizados da outra final tentei manter a calma e desfrutar da situação", disse Livas: "Não vou conseguir desfrutar tanto pois já sigo para Itajaí para mais um torneio a partir desta segunda-feira, mas estou bem feliz com minha conquista ainda mais que já tinha batido na trave algumas vezes".
Sobre a final, Livas comentou: "Começou o jogo e eu estava bem nervoso cometendo uns erros bobos mas sabia que era importante manter a calma. E mantive a calma e fui crescendo no primeiro set jogando bem. Começou o segundo set e eu percebi que meu adversário melhorou e começou a ficar mais duro o jogo. Eu cheguei a sacar 3/4 0/40 e apenas mantive a calma e botei a cabeça no lugar. Corri atrás do placar e ganhei", disse o atleta que foi acompanhado pelo treinador do Rede Tênis Brasil, João Batista Rodrigues.
Damazio, natural de Cuiabá (MT), este ano já foi vice-campeão Mundial com o Brasil nos 14 anos, um resultado inédito para a equipe. Ele foi campeão da Copa Cosat em Bragança Paulista (SP) e disputou o torneio Sub 14 de Wimbledon, o mais tradicional do mundo, jogado na grama de Londres.
Agora o atleta segue para o torneio J60 de Itajaí (SC) que oferece ainda mais pontos que o evento paranaense.