Mateo Reyes, Ribeiro e Klier avançam em São Paulo
Quinta-feira será o dia das oitavas de final
A quarta-feira no Brasil Tennis Cup reservou o complemento da primeira rodada da chave principal. Os principais favoritos avançaram em sets diretos e apimentam a disputa pelo título no saibro do Clube Paineiras do Morumby. O torneio da série M15 faz parte do circuito ITF World Tennis Tour e distribui US$ 15 mil (R$ 73 mil na cotação atual) em prêmios, além de pontos para o ranking. O Hospital Sírio-Libanês é o patrocinador oficial.
O terceiro dia de competições em São Paulo apresentou 14 partidas. No individual, mais sete representantes do Brasil avançaram para a fase de oitavas de final, com destaque para o gaúcho Eduardo Ribeiro e o brasiliense Gilbert Klier, dois maiores favoritos ao troféu paulistano. Eles se juntam ao paranaense Gustavo Ribeiro de Almeida, que havia confirmado o passaporte na última terça (22).
Atual 332º do ranking da ATP, Ribeiro estreou com boa vitória diante do convidado Luís Felipe Sandoval Carvalho por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h39. O cabeça de chave 1 no Paineiras aprovou sua primeira partida na chave e reconheceu ter se adaptado positivamente às condições locais da capital paulista.
"Confesso que não o conhecia. No começo do jogo, ele estava sacando muito bem, não estava conseguindo entrar tanto nos pontos do saque dele, mas aos poucos fui melhorando. Fui me sentindo mais confortável em quadra e saio feliz com esse bom teste na primeira rodada", definiu o gaúcho de 25 anos.
Por vaga nas quartas de final, Ribeiro enfrenta, nesta quinta-feira (24), o gaúcho João Vitor Ceolin, 1505º do mundo, que bateu o compatriota William Norton na estreia por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5.
Cabeça 2 em São Paulo, Gilbert Klier também foi outro a não ceder sets na primeira rodada. Em 1h25, o brasiliense de 23 anos derrotou o qualifier argentino Lautaro Agustín Corthey por tranquilos 6/4 e 6/2. Nesta quinta, o atual 783º do ranking da ATP encara o chileno Daniel Antonio Nuñez, 997º do mundo.
Mateo Reyes, da ADK Tennis, de Itajaí (SC), passou por Enzo Lima por 6/3 6/1 e encara Rafael Tosetto.
No último jogo do dia, Fernando Yamacita, cabeça 3, acabou decepcionando logo na estreia. Em 2h22, o atual 801⁰ do ranking foi batido pelo chileno Ignacio Antonio Becerra Otarola, semifinalista em Belém, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6(1).
A programação desta quinta-feira tem início às 11h (horário de Brasília) no Paineiras do Morumby. Abrindo o dia na Jaime Oncins, Klier encara Nuñez em confronto inédito pelo circuito profissional.
Logo em seguida, por volta das 14h, Ribeiro encara Ceolin também no primeiro duelo entre ambos pelo profissional. A seguir, é a vez de Almeida fazer o tira-teima contra o chileno Nicolas Villalon Valdes.
A rodada noturna, a partir das 18h30, destaca o mexicano Rodrigo Pacheco Mendez, campeão em Belém e 4º favorito, desafiando o argentino Mateo Del Pino.
Vale lembrar que a entrada no Paineiras é gratuita ao público até o próximo domingo (27). A TV Kobertura transmite a partidas da quadra central ao vivo em seu site oficial.
RESULTADOS - QUARTA-FEIRA (23/08) - Ano II - Brasil Tennis Cup 2023
1ª rodada - Simples
Eduardo Ribeiro (BRA) [1] d. Luís Felipe Sandoval Carvalho (BRA), 6/2 e 6/3
Gilbert Klier (BRA) [2] d. Lautaro Agustín Corthey (ARG), 6/4 e 6/2
Ignacio Antonio Becerra Otarola (CHI) d. Fernando Yamacita (BRA) [3], 7/5 e 7/6(1)
Mateo Barreiros Reyes (BRA) [8] d. Enzo Lima (BRA), 6/3 e 6/1
João Eduardo Schiessl (BRA) d. João Victor Loureiro (BRA) [6], 6/1 e 6/4
Luís Britto (BRA) d. Jefferson Wendler Filho (BRA), 7/5 e 6/3
Rafael Tosetto (BRA) d. Thiago Cigarran (ARG), 6/3 e 6/3
Rodrigo Pacheco Mendez (MEX) [4] d. Juan Estevez (ARG), 6/2 e 6/1
Gino Romano (ARG) d. Gabriel Sidney (BRA), 6/7(2), 6/4 e 6/2
João Vitor Ceolin (BRA) d. William Norton (BRA), 6/4 e 7/5
Daniel Antonio Nuñez (CHI) d. Pedro Rodrigues (BRA), 6/3 e 7/6(1)