Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tênis

Nadal perde para holandês na Copa Davis em possível jogo de despedida da carreira

Aos 38 anos, lenda do tênis depende de eventual virada da Espanha no confronto com a Holanda para permanecer vivo na competição e adiar o adeus

19 nov 2024 - 12h25
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Nadal perde em possível jogo de despedida
Nadal perde em possível jogo de despedida
Foto: Reuters/Juan Medina

No primeiro dos três confrontos entre espanhóis e holandeses pelas quartas de final da Copa Davis, a Holanda saiu na frente. No jogo que pode ter marcado a última participação de Rafael Nadal nas quadras, Botic Van de Zandschulp levou a melhor e venceu o confronto desta terça-feira, em Málaga, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4, na Martin Carpena Arena.

A aposentadoria do lendário tenista vai depender de uma eventual virada da Espanha sobre a Holanda nesta fase do torneio. Os duelos da Copa Davis são disputados em melhor de três partidas sendo que os dois primeiros são de simples. Em caso de necessidade, o desempate é feito em um jogo de duplas. Dono de 22 títulos de Grand Slam e ainda dois ouros olímpicos, o tenista espanhol entrou em quadra para disputar o seu último torneio bastante concentrado.

O jogo começou equilibrado com os dois tenistas confirmando seus serviços. Com 62% de aproveitamento no saque, Nadal tentou impor o seu ritmo apostando na troca de bolas e na eficiência dos seus golpes. Apesar de sentir a pressão e a importância da partida por ter do outro lado da quadra um dos maiores tenistas de todos os tempos, Botic Van de Zandschulp soube controlar o nervosismo. Ele apostou na regularidade para conseguir pontuar e não deu nenhum tipo de vantagem para o rival espanhol.

A primeira quebra só aconteceu no nono game e foi a favor da Holanda. Para definir a disputa, o holandês aproveitou a brecha deixada por Nadal abrindo vantagem de 5 a 4 e jogando a pressão para o experiente concorrente. Com o saque na mão e a chance definir o primeiro set, Van de Zandschulp foi cirúrgico em seus golpes. Sem dar chance de recuperação ao adversário, impôs um 40 a 15 sem dificuldades e fechou a parcial inicial com um 6/4 diante do rival de peso.

A desvantagem de 1 a 0 mexeu com os ânimos de Nadal e o segundo set começou da pior maneira. Em busca de uma reação imediata, o espanhol pecou por não conseguir encaixar seu jogo. Focado em não cometer erros, o holandês aproveitou a oportunidade de obter a quebra logo no primeiro game, converteu seu serviço na sequência e abriu uma importante vantagem de 2 a 0.

Se a parcial anterior foi marcada pelo equilíbrio, o segundo set mostrou Nadal bem abaixo do esperado. Ele até confirmou o seu saque, mas viu o rival fazer a sua parte e impor uma nova quebra no quinto game impondo uma vantagem de 4 a 1 pavimentando o caminho de uma vitória até certo ponto tranquila.

Embalado pela torcida, porém, Nadal renasceu ao devolver a quebra. Diante de uma desvantagem de 4 a 2, mas com o saque na mão, o espanhol deixou no ar uma esperança de reação e encostou no holandês fazendo 4 a 3 e tirando o adversário da zona de conforto.

O holandês, porém, soube suportar a pressão da torcida, voltou a administrar a vantagem e esfriou o ímpeto de Nadal. Ao confirmar seus dois serviços, ele definiu o segundo set em 6/4 e garantiu uma marcante vitória em cima de um dos maiores tenistas de todos os tempos em Málaga.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade