Melo e Teliana vencem na estreia; Nadal vai à final de dupla
Nesta quinta-feira, Marcelo Melo e Teliana Pereira fizeram sua estreia na chave de duplas mistas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os brasileiros venceram os franceses Nicolas Mahut e Caroline Garcia, cabeças de chave 1, em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (7-1), e avançaram às quartas de final.
No primeiro set, as duplas mostraram-se firmes em seus saques. As primeiras chances de quebra de serviço aconteceram só no nono game, mas os brasileiros salvaram. No game seguinte, foi a vez de Marcelo e Teliana chegarem ao break e ao set point, mas desperdiçaram a oportunidade, que se repetiu no 12º game.
Com o empate, a parcial foi definida no tie-break. Melo e Pereira foram superiores e conseguiram abrir 4 a 1. Mahut e Garcia até esboçaram uma reação, porém, o mineiro e a pernambucanas não deram chances e fecharam o primeiro set.
No segundo set, Marcelo e Teliana conseguiram o break no terceiro game e mantiveram a vantagem até o 5 a 4. Sacando para o jogo, os brasileiros acabaram permitindo a quebra de serviço, que igualou o placar e manteve Nicolas e Caroline na partida.
Incentivados pelos empolgados torcedores presentes no Centro Olímpico de Tênis, que vibravam a cada ponto dos tenistas nacionais, o mineiro e a pernambucana chegaram fortes e confiantes no tie-break, não dando chance aos franceses e garantindo a vitória.
Na próxima fase, os brasileiros enfrentam os vencedores do confronto entre os norte-americanos Jack Sock e Bethanie Mattek-Sands e os britânicos Jamie Murray e Johanna Konta.
Nas duplas masculinas, Nadal e López vão à final
Rafael Nadal está com tudo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após ter avançado às quartas de final de simples nesta quarta, o espanhol voltou à quadra para disputa da semifinal das duplas masculinas. Ao lado do compatriota Marc López, o Touro Miúra derrotou os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-1) e 7/6 (7-4).
Em confronto equilibrado, as duplas trocaram uma quebra de serviço no primeiro set e, com a igualdade, foi necessário o tie-break. No desempate, Nadal e López sobraram em quadra e abriram 6 a 0, fechando o set dois pontos depois.
Na segunda parcial, os espanhóis abriram 5 a 4 e, no décimo game, tiveram duas chances de fechar a partida, ambas desperdiçadas. A decisão foi ao tie-break e, como no primeiro set, Rafael e Marc levaram a melhor, liquidando o jogo, garantindo vaga na final e, consequentemente, uma medalha.
Na decisão, os espanhóis enfrentam os romenos Florin Mergea e Horia Tecau, que venceram os norte-americanos Jack Sock e Steve Johnson por 6/3 e 7/5.