Quem é Madison Keys, a surpreendente campeã do Australian Open de 2025?
Norte-americana de 29 anos superou as duas melhores jogadoras do mundo para vencer seu primeiro Grand Slam
Neste sábado, uma atleta de 29 anos entrou para a história ao ingressar no grupo das campeãs de Grand Slam, os quatro principais torneios de tênis do circuito. Superando as melhores jogadores do ranking, a surpreendente Madison Keys conquistou o título do Australian Open.
Keys definitivamente não começou o ano entre as favoritas ao primeiro Grand Slam da temporada. Número 21 do ranking no final de 2024, a norte-americana parecia já ter vivido seu auge (foi sétima do mundo em 2016, ainda com 21 anos, e alcançou a final do US Open em 2017). Seu melhor desempenho recente em um Grand Slam havia sido uma campanha como semifinalista do US Open, em 2023.
O título do WTA 500 de Adelaide, ainda em janeiro, começou a colocar os holofotes sobre a jogadora, que em 17 de fevereiro completa 30 anos. Ela confirmou o bom momento até mesmo contra adversárias favoritas, como a polonesa Iga Swiatek, número dois no mundo, diante de quem teve match point contra nas semifinais e ainda assim venceu. Na grande decisão, derrotou a atual bicampeã do Australian Open e líder do ranking Aryna Sabalenka, de Belarus.
A fundação apoia o acesso dos jovens ao esporte, à educação e "aos seus próprios desejos de fazer a diferença e criar um mundo mais gentil, mostrando sempre que gentileza vence." Uma iniciativa campeã, à qual agora Keys pode somar mais um título, o de campeã de um Grand Slam.
"Eu queria isso havia tanto tempo. Estive em outra final de Grand Slam e não foi do meu jeito, não sabia se teria outra chance", desabafou após a vitória sobre Sabalenka a norte-americana, que voltará a atingir o posto de 7ª melhor jogadora do mundo com esta conquista.
Com o troféu em mãos na quadra principal do Australian Open, em Melbourne, ela ainda declarou: "Fiz minha primeira semifinal de Grand Slam aqui em Melbourne, então, ter vencido meu primeiro Grand Slam no mesmo lugar significa tudo para mim. Mal posso esperar por mais."