Rafael Nadal anuncia aposentadoria do tênis
Aos 38 anos, espanhol fará despedida na Copa Davis, em novembro
Rafael Nadal anunciou sua aposentadoria no tênis aos 38 anos, após enfrentar anos difíceis e problemas físicos nas últimas temporadas. Ele se despedirá na Copa Davis de novembro.
O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira, 10, sua aposentadoria no tênis. O atleta de 38 anos fará sua despedida das quadras na Copa Davis, entre 19 e 24 de novembro.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram. Com os olhos marejados, o espanhol diz que "têm sido anos difíceis, especialmente os dois últimos. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão", uma referência aos problemas físicos com os quais conviveu nas duas últimas temporadas.
Nadal, e os dois principais rivais da sua geração, Roger Federer que se aposentou há dois anos, e Novak Djokovic, dominaram o circuito masculino de tênis nas duas últimas décadas. "Que carreira, Rafa! Sempre esperei que esse dia nunca chegasse. Obrigado pelas memórias inesquecíveis e por todas as suas incríveis conquistas no jogo que amamos. Foi uma honra absoluta!", escreveu o suíço.
O espanhol virou profissional aos 15 anos, em 2001. Nadal foi líder do ranking da ATP durante 209 semanas. Ele acumula 92 títulos, incluindo 14 Roland Garros, 4 US Open e 2 em Wimbledon.
O tenista também é vencedor de dois ouros em Olimpíadas, com uma conquista nas duplas nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, e uma simples, em Pequim, em 2008
Com 1080 vitórias e 227 derrotas, o equivalente a 82,6% de aproveitamento, o espanhol acumulou U$ 134.946.100 de premiações na carreira.