Rogerinho vence e garante Brasil na repescagem da Davis
Rogério Dutra Silva evitou emoções em Guayaquil e garantiu a vitória do Brasil no confronto com o Equador, neste domingo, na final do Grupo 1 do Zonal Americano. O tenista número 157 do mundo não teve muita dificuldade para derrotar Emilio Gómez por 3 sets a 1 e assegurar o terceiro pronto à equipe verde-amarela.
Rogerinho obteve a vitória sobre Gómez com parciais de 6/4, 6/7 (10-12), 6/1 e 6/1. O triunfo fechou o duelo em 3 a 1 para a equipe brasileira.
Rogerinho era o único simplista disponível para o Brasil neste domingo - Guilherme Clezar havia sofrido uma lesão no púbis na sexta-feira, e o Brasil precisaria atuar com um duplista caso Dutra Silva perdesse seu confronto neste domingo. O paulista, porém, facilitou as coisas para o capitão João Zwetsch.
Rogerinho já havia dado o primeiro ponto ao Brasil na sexta, quando venceu Julio Cesar Campozano no jogo inaugural do confronto. O segundo ponto foi obtido pelos duplistas Bruno Soares e Marcelo Melo, no sábado.
No primeiro set, Rogerinho foi quebrado em seu primeiro game, mas conseguiu se recuperar e, mais agressivo, conseguiu forçar os erros do equatoriano e fechou a parcial em 6/4. Já no segundo, Gomez entrou mais atento, e conseguiu levar o set ao tiebreak. Ainda assim, Rogerinho teve diversos set points em mãos, mas não conseguiu fechar a parcial, perdendo por 7-6, com 12-10 no tie-break.
Nos dois últimos, Rogerinho sacou bem e o equatoriano passou a sentir a pressão, errando muito e entregando pontos ao brasileiro. O brasileiro colocou fim à disputa com duas vitórias por 6/1.
Agora, o time Brasil irá aos playoffs do Grupo Mundial para disputar uma vaga na elite do tênis. O País poderá pegar Holanda, Canadá, Espanha, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Bélgica e Sérvia (derrotados nas oitavas de final do Grupo Mundial), além de Colômbia, Uzbequistão, Índia, Croácia, Ucrânia, Eslováquia e Israel, classificados nos Zonais.
Com informações da Lancepress