Swiatek vai à final em Roland Garros e busca o Tetracampeonato
Polonesa busca igualar marca de belga Henin em Paris
A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, está em sua quarta final em Roland Garros, após dominar a norte-americana Coco Gauff, 3ª da WTA e atual campeã do US Open. Na grande final, Swiatek tenta igualar Justine Henin.
Jogando com muita confiança e com a quadra Philippe Chatrier lotada, Swiatek precisou de 1h37 para fechar o placar em 6/2 6/4 tendo disparado 10 bolas vencedoras a 27 de Gauff, que converteu os três aces do jogo e cometeu 39 erros não-forçados a 14 da polonesa.
Aparentemente um pouco mais nervosa, Gauff abriu partida tendo seu saque quebrado, após um erro com forehand e uma bela devolução da polonesa, que abriu 2/0 e foi trabalhando bem na linha de base e devolvendo angulado para chegar a nova quebra no 5º game, tendo salvo breakpoint no game anterior. Sacando firme, Iga abriu 5/1 confirmando de zero e administrou.
Na segunda etapa, o início foi equilibrado, porém, Gauff demonstrando uma subida de nível. Assim, a norte-americana buscou bolas na linha para pressionar a polonesa e quebrar eu saque com belíssimo forehand no 4º game. Swiatek não se rendeu, decidiu frear a melhoria da americana trabalhando com devoluções agressivas e devolveu a quebra na sequência. Gauff seguiu buscando pressionar e entrar em quadra, deu dificuldades para a polonesa confirmar o saque no 6º game, mas cometeu erros com forehand e voltou a ser quebrada em belo backhand da polonesa no 7º game. No game mais longo do jogo, Gauff foi pressionada, salvou dois match-points e deu responsabilidade para a polonesa sacar para o jogo.
Tricampeã de Roland Garros em 2020, 2022 e 2023, Iga Swiatek busca o tetracampeonato em Paris contra a vencedora do duelo entre a jovem russa Mirra Andreeva e a italiana Jasmine Paolini.
Caso vença o torneio no próximo sábado, Swiatek se tornará a quarta mulher na Era aberta a vencer em Paris ao menos quatro vezes. A polonesa se igualará a belga Justine Henin como tetracampeã. Henin é dona dos títulos em 2003, 2005, 206 e 2007.
Swiatek e Henin ficariam atrás apenas da alemã Steffi Graf e da americana Chis Evert em número de títulos. Graf e Evert têm respectivamente 6 títulos em Roland Garros cada.