Brasil perde de Taiwan e terá de vencer Canadá na Fed Cup juvenil
- Vagner Magalhães
- Direto de San Luis Potosí (México)
A equipe brasileira feminina juvenil de tênis foi derrotada por 3 a 0 por Taiwan na Fed Cup juvenil - equivalente à Copa Davis para atletas até 16 anos - em San Luis de Potosí, no México. Na véspera, as brasileiras haviam vencido a Romênia por 2 a 1. Para avançar às quartas de final do torneio, a equipe precisará vencer o Canadá ou torcer por uma vitória romena contra Taiwan, para decisão no saldo de sets.
» Veja comparação entre tenistas e clubes de futebol
Já na primeira partida, a gaúcha Luísa Rosa não teve chances contra a taiwanesa Ya-Hsantel e foi derrotada por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/1. No jogo seguinte, a brasileira Carolina Meligeni Alves, sobrinha do ex-tenista Fernando Meligeni, conseguiu equilibrar apenas o primeiro set contra Ching Wen Hsu. As parciais foram de 6-4 e 6-1.
Nas duplas, Luisa e Carolina também não foram páreo para Chu Chen-Chue e Ya-Hsuan. Nova derrota por 2 a 0, parciais de 6-1 e 6-4. A equipe volta à quadra nesta quinta-feira, quando enfrenta as canadenses. No outro jogo da chave, Romênia e Taiwan lutam por uma das duas vagas da chave. Nesta quarta-feira, o Canadá bateu a Romênia por 3 a 0.
Em cada dia de disputa são jogadas duas partidas de simples e uma de duplas. O primeiro colocado da chave avança às quartas de final. A Copa Davis juvenil (masculina) também começou nesta terça-feira, porém a equipe brasileira não conseguiu classificar-se.
O Canadá, adversário do Brasil nesta quinta-feira, entrou na disputa na última hora, depois da desistência, na semana passada, do time dos EUA, que alegou falta de segurança para a disputa e desistiu do torneio.