Capitão russo da Fed Cup aposta em Sharapova para 2010
A tenista Maria Sharapova, que perdeu boa parte da temporada por lesão, voltará a lutar pelo posto de número um em 2010, afirmou nesta quinta-feira Shamil Tarpischev, capitão das equipes russas na Fed Cup e Copa Davis.
» Murray bate Verdasco e aguarda duelo de Federer
» André Sá jogará ao lado de romeno em 2010
» Único fora, Nadal lamenta falta de confiança e pensa na Davis
"Maria está no caminho certo e voltará à elite em breve, especialmente na disputa em quadras rápidas. Ela possui um bom saque, por isso tem sempre a iniciativa", comentou, citado pelas agências russas.
Tarpischev, que também é presidente da federação russa de tênis, acredita que se Sharapova conseguir evitar as lesões no ombro, voltará a mostrar os resultados que a levaram ao posto de número um do mundo.
A tenista, de 22 anos, chegou à primeira posição na WTA depois da vitória no Aberto da Austrália, mas esta temporada só levantou uma taça, em Tóquio. Devido à lesão que a afastou das quadras de agosto de 2008 a maio de 2009, Sharapova ficou fora da lista das dez melhores do tênis feminino pela primeira vez desde a conquista do título em Wimbledon, em 2004.
Ela não disputou a Olimpíada de Pequim e o Aberto dos EUA do ano passado, além do Aberto da Austrália deste ano, entre outras competições.
Por outro lado, Tarpischev aconselhou Dinara Safina, que ocupou a liderança do Ranking da WTA por muitas semanas em 2009, a ter um calendário menos pesado.
"Segundo o regulamento, os tenistas devem jogar 18 torneios, mas acabam disputando mais para somar pontos. Recuperar-se após esses esforços é muito difícil", apontou.
Tarpischev afirmou que Safina caiu de produção ao final da temporada por jogar seis torneios consecutivos, o que prejudicou seu problema crônico nas costas.