PUBLICIDADE

Thiago Rhavy ganha título inédito do Brasileiro Sênior Top

30 jun 2024 - 23h12
(atualizado às 23h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Campeonato Brasileiro Sênior Top tem um campeão inédito. Neste domingo (30), Thiago Rhavy de Sá e Silva, montando Con Chello´s Son JMen, superou quatro adversários que estavam na sua frente, entre eles, o então líder Doda Miranda, e conquistou o título da competição. O cavaleiro brasiliense fez duas voltas quase impecáveis e contou com falhas de seus oponentes para finalizar a prova final, disputada com obstáculos a 1,60m, em primeiro lugar com apenas nove pontos perdidos ao longo do evento, realizado na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.

Thiago Rhavy Brasileiro Sênior Top Campeão
Thiago Rhavy Brasileiro Sênior Top Campeão
Foto: Thiago Rhavy Brasileiro Sênior Top Campeão ( Felippe Saad) / Olimpíada Todo Dia

"Estamos cumprindo a meta do ano de buscar a vaga na Copa do Mundo 2025. Além de vencer o Brasileiro Senior Top 2024, conseguimos ganhar o GP de Curitiba (válido pela Copa do Mundo), o que é uma alegria enorme e dá força para trabalhar", contou Thiago Rhavy. "Foi um percurso grande, técnico, com participação de super cavaleiros, alguns são meus ídolos. Isso mostra que a gente não pode errar, os percursos de hoje certamente foram os mais difíceis para gente até hoje", acrescentou o campeão.

Thiago Rhavy têm objetivos bem definidos para o próximo ciclo olímpico. "Primeiramente a Copa do Mundo 2025 e depois no próximo Mundial, Pan e Olimpíada, espero estar à disposição da equipe brasileira", concluiu o campeão. A próxima etapa do ranking ocorre no Internacional - CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, o 34º Indoor, na Sociedade Hípica Paulista, entre os dias 20 e 25 de agosto, primeiro grande encontro da elite do esporte no país após os Jogos de Paris 2024.

Da liderança ao vice-campeonato

Doda Miranda chegou ao último dia do Brasileiro Sênior Top na liderança, no entanto, acabou cometendo uma falta (4 pontos) a cada passagem e na segunda delas perdeu o estribo, fator que pode ter colaborado para pequeno excesso de tempo, finalizando o domingo com 10 pontos perdidos, um a mais que o campeão. Esse resultado garantiu ao medalhista olímpico e pentacampeão brasileiro sênior top, que montou DTC Dinozo Un Prince, o vice-campeonato.

Em seguida, na terceira posição, apareceu Felipe Juares de Lima, com Nina Blue M Secco Marathon. O conjunto encerrou o campeonato com 12 pontos. Com esse resultado, depois de cinco de dez etapas do ranking brasileiro sênior top 2024, o cavaleiro se manteve na liderança do ranking Brasileiro Senior Top, agora somando 168 pontos. Thiago Rhavy, que vinha em 4º lugar, assumiu a vice-liderança, com 154 pontos. Por fim, Raphael Machado Leite, quarto no pódio final, subiu do quino para terceiro, com 132.

Resultado final do Brasileiro Sênior Top 2024

  • 1º: Thiago Rhavy de Sá e Silva / Com Chello´s Son JMen - 9 pp
  • 2º: Doda Miranda / DTC Dinozo um Prince - 10 pp
  • 3º Felipe Juares de Lima / Nina Blue M Secco Marathon - 12 pp
  • 4º Raphael Machado Leite / Carisma Império Egípcio - 22 pp
  • 5º Vitor Dantas de Carvalho / N10 More Than Extra - 25 pp
  • 6º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Jumanje do Cach - 29 pp

Brasileiro se retira no Canadá

O Brasileiro Sênior Top, que teve Thiago Rhavy como campeão, não foi o único evento com presença de atleta brasileiro neste domingo (30). O cavaleiro Gabriel de Matos Machado esteve entre os inscritos para participar da Copa Pan-Americana de hipismo de saltos, no Canadá. O conjunto, formado por ele e Nyles Van de Mottelhoeve, não chegou a disputar nem o primeiro percurso. Eles se retiraram da competição juntamente com o mexicano Francisco Vegas, que montava Dominante 2000 Z.

Os dois não foram os únicos que não registraram tempo. Além deles, a canadense Tiffany Foster, com Figura, foi eliminada. No evento CSI5* somente oito passaram do primeiro percurso para o derradeiro. O britânico Mateus Sansão, com Daniel, zerou o trajeto inicial assim como os outros classificados, mas não foi o mais rápido. Com 80s79, ele ficou atrás de quatro atletas. Porém, no último encontro, o cavaleiro não teve pontos perdidos e acabou em 40s22, contra 42s53 da estadunidense Elena Haas, com Cláudio.

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade