Tocha olímpica dos Jogos de Inverno parte rumo a Pyeongchang
A chama que arderá durante a Olimpíada de Inverno de Pyeongchang de 2018 foi entregue aos organizadores dos Jogos nesta terça-feira, em Atenas, no estádio de mármore que abrigou a primeira Olimpíada moderna em 1896.
Depois de uma jornada de uma semana pela Grécia e uma estadia noturna na colina da Acrópole, a chama que foi acesa em Olímpia, o berço da Olimpíada, foi levada ao Estádio Panatenaico pelo medalhista coreano de patinação de velocidade Kim Ki-hoon.
A plateia vibrou quando o campeão grego de esqui Ioannis Proios acendeu o caldeirão dourado cercado de sacerdotisas vestidas em longos roupões.
"Estamos prontos para dar as boas-vindas ao mundo em Pyeongchang", disse o chefe dos Jogos, Lee Hee-beom. "Pyeongchang 2018 será os Jogos Olímpicos da paz e da harmonia".
Os Jogos acontecerão entre 9 e 25 de fevereiro na cidade turística montanhosa de Pyeongchang, a 80 quilômetros da fronteira altamente fortificada com a Coreia do Norte.
Os preparativos do evento vêm sendo ofuscados por uma crise crescente desencadeada pelos testes nucleares e de mísseis balísticos norte-coreanos, mas os organizadores disseram que os Jogos serão seguros.
A Coreia do Sul sediou a Olimpíada de Verão de 1988 e cossediou a Copa do Mundo de 2002 com o Japão, e os dois eventos foram afetados por episódios de agressão de Pyongyang.
Após a entrega em Atenas nesta terça-feira, a tocha será enviada à Suíça de avião em lanternas de segurança especiais para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra.
Depois, a chama deve chega à Coreia do Sul para um revezamento de 2.018 quilômetros e chegará a PyeongChang para a cerimônia de abertura em 9 de fevereiro.