Tom Brady alega que futebol americano pode chegar ao fim: 'Cada vez menos contato físico'
Maior nome da NFL concedeu entrevista a um jornal espanhol, afirmando que a modalidade pode virar um "flag football" no futuro
Tom Brady, lenda do futebol americano, alega que o esporte que arrecada mais audiência nos Estados Unidos está chegando ao fim. Segundo a entrevista que o multicampeão concedeu ao portal espanhol "Diário AS", o ex-quarterback disse que muita gente quer que haja cada vez menos contato físico na modalidade, assim, futuramente, podendo se transformar no "flag football", esporte que estará nas Olimpíadas de 2028.
— Muita gente quer que haja cada vez menos contato físico no futebol. É algo mais parecido com o flag football, que estará nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028. Acho que o futebol americano vai acabar virando flag football no futuro — opinou Tom.
FLAG FOOTBALL
Semelhante ao futebol americano, o jogo consiste em usar um cinto de fita (flag) e caso o jogador do time da defesa tire este cinto, o time de ataque acaba sua decida (down) e começa uma nova descida daquele ponto. Assim como o esporte mais popular dos Estados Unidos, o time de ataque tem 4 chances para chegar ao meio, saindo da linha de cinco jardas (4,57 m), e mais 4 chances para o touchdown.
Após um touchdown o time de ataque pode escolher fazer uma conversão de 1 ou 2 pontos, saindo da linha de 5 ou 10 jardas, respectivamente. As diferenças são: Não há chutes e o contato entre os participantes não é permitido. O jogo é dividido em dois tempos de 20 minutos.
A modalidade segue em crescente no Brasil e é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). As "Onças do Brasil" como são chamadas as representantes das equipes nacionais, é a quarta colocada do ranking mundial e venceram no ano passado o primeiro torneio sul-Americano de flag football.