Treino de maratona aquática no Rio Sena é cancelado por poluição
Brasileira Ana Marcela Cunha é a atual campeã da modalidade
Os treinos de natação da maratona aquática programados para esta terça-feira (6) no rio Sena foram cancelados em decorrência dos níveis de poluição da água, informaram os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris.
Este é o quinto treino cancelado desde o início das Olimpíadas, sendo que os quatro primeiros envolveram as provas de triatlo, modalidade cuja competição masculina chegou a ser adiada por causa das más condições da água.
Em comunicado, a World Aquatics explica que os resultados dos dados analisados em laboratório não cumpriram os padrões aceitáveis. Portanto, a água do Sena foi considerada "imprópria para natação".
Apesar do cancelamento gerar a incerteza sobre a realização das provas em águas abertas nas datas programadas, "a World Aquatics e Paris 2024 continuam confiantes de que as competições de Maratona de Natação nos dias 8 e 9 de agosto ocorrerão conforme planejado", acrescenta a nota.
A maratona aquática é uma modalidade de natação praticada em águas abertas, como mares, rios ou lagos e tem atualmente a nadadora brasileira Ana Marcela Cunha como campeã olímpica. Já no masculino, o título é do alemão Florian Wellbrock. .