Tudo sobre Fluminense e Grêmio
Fluminense e Grêmio entram em campo nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã, em jogo da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo trás uma lembrança ruim para o Grêmio, que foi a eliminação nos pênaltis nas oitavas de final da Conmebol Libertadores e que continua indigesta. Mas o que precisa ser lembrado é […]
Fluminense e Grêmio entram em campo nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã, em jogo da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo trás uma lembrança ruim para o Grêmio, que foi a eliminação nos pênaltis nas oitavas de final da Conmebol Libertadores e que continua indigesta. Mas o que precisa ser lembrado é o confronto do primeiro turno do Brasileirão para seguir pensando em subir na tabela.
Em todas as competições foram disputados 86 jogos entre as duas equipes, com 41 vitórias do Grêmio, 21 empates e 24 triunfos do Fluminense. Como mandante de campo, Fluminense foram disputados 44 jogos entre as duas equipes, com 13 vitórias do Grêmio, 15 empates e 16 triunfos do Fluminense.
O Grêmio chega para o confronto depois de superar com dificuldade o lanterna do Brasileirão, por 3 a 1. Porém, para o técnico, o desempenho pouco importa e o foco no momento é alcançar a pontuação necessário para garantir a permanência na primeira divisão.
O Grêmio segue com os desfalques dos zagueiros Kannemann e Gustavo Martins. Pavón também não viajou para o Rio de Janeiro. Para o duelo desta noite, Renato deve colocar Edenilson de volta aos titulares. A dúvida é quem deixa a equipe. Soteldo continua, e Dodi retorna após cumprir suspensão.
Provável escalação do técnico Renato Portaluppi será Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson, Monsalve (Aravena ou Cristaldo) e Soteldo; Braithwaite. Os jogadores que estão fora são Gustavo Martins e Kannemann (lesionados). E os pendurados Du Queiroz, Rodrigo Ely e Jemerson.
O Fluminense vem de derrota para o Vitória, por 2 a 1, e tem no jogo contra o Grêmio um duelo direto para se afastar do Z-4. Ainda há dúvidas sobre a participação de Thiago Silva, que voltou a treinar na segunda-feira no CT Carlos Castilho.
O Fluminense poderá contar novamente com Nonato, que vai voltar a ser relacionado após desfalcar o time com uma fratura no nariz. Ainda há uma dúvida, entretanto, sobre a utilização de Thiago Silva. O técnico Mano Menezes ainda vai definir a situação do zagueiro, que não atua desde o dia 25 de setembro.
A provável escalação do técnico Mano Menezes será Fábio; Samuel Xavier, Manoel (Thiago Silva), Thiago Santos e Diogo Barbosa; Bernal, Martinelli e Ganso; Lima, Arias e Kauã Elias. Os jogadores que estão fora sáo Lelê (recuperação de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito) e Serna (transição após lesão no músculo posterior da coxa esquerda). E os pendurados: Arias, Ganso, Kauã Elias, Manoel, Marquinhos, Samuel Xavier, Thiago Santos e Thiago Silva.
A proximidade das equipes com a zona de rebaixamento em termos de pontuação faz do jogo de logo mais uma briga direta entre os adversários. O Flu é o 13º colocado, com 36 pontos, dois a menos que o clube gaúcho, em 11º. O Bragantino é o 17º e abre o Z-4, com 34.
Arbitragem
* Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
* Árbitro assistente 1: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP)
* Árbitro assistente 2: Evandro de Melo Lima (SP)
* VAR: Rafael Traci (SC)