Uefa aumenta fundo de solidariedade e limita repasses às cinco maiores federações
A Uefa, órgão dirigente do futebol europeu, disse nesta terça-feira que aumentará os fundos alocados aos clubes que não participam das competições continentais masculinas e que limitará o valor destino às suas cinco principais federações.
"No ano passado, o Comitê Executivo da Uefa aprovou um aumento significativo na distribuição de solidariedade para os clubes que não participam das competições de clubes masculinos da Uefa para o ciclo 2024/27, o que fará com que a parcela alocada aos clubes não participantes aumente de 4% para 7% do limite de receita projetado de 4,4 bilhões de euros. Isso se traduz em 308 milhões de euros -- um aumento de quase 80% em comparação com o ciclo anterior", disse a Uefa, em um comunicado após reunião do seu Comitê Executivo em Praga.
"Foi confirmado um limite para a distribuição às cinco principais federações (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), que receberão 10 milhões de euros cada", acrescentou a Uefa.
"Os fundos disponíveis para as 50 federações restantes aumentarão, portanto, dos atuais 135 milhões de euros para um total de 258 milhões de euros; 70% desses valores serão distribuídos com base em sua posição na lista de acesso da Uefa, enquanto 30% serão proporcionais aos valores recebidos pelo clube mais bem pago de cada associação, um conceito inovador que visa expressamente o equilíbrio competitivo nas ligas nacionais."
Uma nova estratégia para o futebol feminino "para o período 2024-30" também foi aprovada pelo Comitê Executivo, disse a Uefa, acrescentando que os detalhes serão publicados "nas próximas semanas".