Uruguai marca apenas na última rodada e acaba eliminado da Copa ainda na fase de grupos
O Uruguai era um dos favoritos a avançar no grupo H da Copa do Mundo. No entanto, a Celeste caiu ainda na fase de grupos, mesmo após vitória por 2 a 0 sobre Gana, com dois gols de Arrascaeta, na terceira rodada. Foi nesta partida que a equipe de Diego Alonso balançou a rede pela primeira vez no Catar.
A Celste dá adeus à competição na terceira posição, quatro pontos somados e dois gols marcados, ficando atrás da Coreia do Sul, com a mesma pontuação. Na estreia, a Celeste empatou em 0 a 0 com a seleção asiática que, inclusive, bateu Portugal e avançou ao mata-mata, tendo dois gols a mais que os uruguaios.
Na sequência, o Uruguai foi derrotado pelos lusitanos, por 2 a 0. A vitória, portanto, na terceira rodada, contra Gana, não foi suficiente.
Mesmo contanto com nomes como o do veterano Luís Suárez e do estreante em Mundiais Darwin Nuñez, no ataque, a Celeste viu dificuldades para marcar contra os adversários da chave. Quem resolveu esse problema foi Arrascaeta, em seu único jogo como titular nessa Copa.
No embate da estreia, o Uruguai não teve sequer uma finalização correta. Enquanto na segunda rodada, chegou três vezes. No duelo contra Gana, a seleção celeste se tornou o 10º time com mais finalizações certas em uma única partida da Copa, com sete chutes ao gol.
O primeiro tento de Arrascaeta foi aproveitando o rebote do goleiro Zigi de um chute forte de Suárez de dentro da área. No segundo, o jogador do Flamengo aproveitou assistência de Suárez e pegou de primeira para fazer um golaço.
A Celeste teve outras boas chances de ampliar o marcador, mas parou no goleiro da seleção africana, que fez duas defesas difíceis. No grupo H, por fim, avançaram Portugal e Coreia, que agora aguardam seus adversários das oitavas.