Uruguaio Bentancur é suspenso por 7 jogos após comentário racista sobre Son
Rodrigo Bentancur, do Tottenham Hotspur, foi suspenso por sete partidas depois que o uruguaio fez um comentário racista sobre o povo sul-coreano ao falar sobre o companheiro de equipe Son Heung-min durante uma aparição na televisão, informou a Associação de Futebol na segunda-feira.
Bentancur negou a acusação, mas uma comissão reguladora independente considerou-a comprovada e impôs as sanções, que incluem uma multa de 100.000 libras (126.160 dólares).
A FA disse em um comunicado que o meio-campista "agiu de maneira imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou insultantes e/ou trouxe descrédito ao esporte".
"Foi ainda alegado que isso constitui uma violação agravada... pois incluiu uma referência - expressa ou implícita - à nacionalidade e/ou raça e/ou origem étnica", acrescentou o comunicado.
Em junho, no programa de televisão uruguaio Por La Camiseta, o apresentador Rafa Cotelo pediu a Bentancur uma camisa de jogador do Tottenham, ao que ele respondeu: "A do Sonny?" "Ou um dos primos do Sonny, já que todos são mais ou menos iguais".
A FA havia acusado Bentancur, de 27 anos, pela primeira vez em setembro, mas Son disse no final daquele mês que não havia nenhum ressentimento entre os jogadores. Bentancur pediu desculpas a Son em junho, depois que pequeno trecho do programa de TV foi amplamente divulgado online.
"O jogador inicialmente demonstrou remorso e assumiu a responsabilidade por suas ações e ofereceu desculpas completas e (não temos dúvida) sinceras. Em nossa opinião, isso foi um grande mérito dele", disse a comissão em suas razões escritas.
"Não foi mérito dele que, depois disso, ele tenha decidido negar a acusação com base em motivos que, em sua aparência, minaram essa reação inicial e louvável."
Bentancur, que jogou na vitória do Uruguai por 3 x 2 sobre a Colômbia nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 no sábado, ainda estará disponível para os jogos do Tottenham na Liga Europa, mas não voltará aos jogos na Inglaterra até 26 de dezembro.