A estreia de Payet no Vasco: toques de primeira, qualidade e falta de ritmo
O domingo na Arena Fonte Nova marcou a estreia de Dimitri Payet com a camisa do Vasco e no futebol brasileiro. Ainda distante da melhor forma física e sem ritmo de jogo, o francês, apesar de participativo, não contribuiu muito com o time nos 45 minutos que participou, no empate em 1 a 1. Mas mostrou qualidade com toques e deslocamento rápidos no setor central de criação, o mais carente do Cruz-Maltino.
Payet, de 36 anos, entrou no intervalo no lugar de Praxedes e passou a dividir com Paulinho e Marlon Gomes a função de organizar a equipe ofensivamente. Caindo pelo lado esquerdo, o novo camisa 10 não finalizou a gol, acertou 13 passes (68% do total, de acordo com o Sofascore) e recebeu duas faltas. Aliás, encontrou Jair em uma assistência, porém, o volante desperdiçou a melhor oportunidade de gol do segundo tempo.
PRINCIPAIS MOMENTOS DE PAYET:
13 segundos - primeiro toque na bola, disputa e ganha uma dividida, com passe para trás
1′ - passe curto com o pé direito no meio de campo
3'30" - estica um passe na meia esquerda, e a bola sai pela lateral
7′ - tenta arrancar na intermediária e busca Ferreira para uma tabela
16′ - comemora o pênalti, cumprimenta Marlon e os companheiros
24′ - Payet pega rebote da zaga, mas dá o passe errado na intermediária
26′ - bate falta com força para a área, mas ninguém finaliza
37′ - tenta duas jogadas pela esquerda e deixa Jair na cara do gol
42′ - faz lance individual pela direita e sofre falta perigosa
43′ - na cobrança, Payet acha Vegetti, impedido, para finalização
50′ - tem boa chance, mas não finaliza e acaba desarmado na meia-lua
Sem ser fominha, o francês tentou a maioria dos toques de primeira, ainda sem o entrosamento e a agilidade necessárias. No fim, na única vez em que carregou demais a bola, vacilou por não ter finalizado e sofreu o desarme, na última tentativa do Vasco no ataque antes do apito final. Também, por sinal, já assumiu a responsabilidade nas bolas paradas de média e curta distância.
ELOGIO E CAUTELA DO TÉCNICO
O técnico Ramón Díaz aprovou a estreia e o posicionamento de Payet, mas mostrou cautela com seu aproveitamento.
"Ele está com a gente há pouco tempo, ainda não está 100%, tem que seguir trabalhando. Temos duas semanas para que ele fique bem. Mas é um jogador importante, que tem muita presença, só que tem que ficar bem. Estou contente com ele e certamente vai melhorar no futuro. Mas gostei da posição em que ele jogou, junto com os pontas", resumiu o argentino.
A torcida baiana, afinal, celebrou a estreia do novo camisa 10 com gritos de incentivo quando ele iniciou o aquecimento e alguns cartazes personalizados. Um deles dizia, em francês, "bem-vindo Payet, te amo".
NÚMEROS DE PAYET:
13 passes certos (68% de acerto)
1 passe para finalização
2 dribles
0 finalização
2 faltas recebidas
1 desarme
11 perdas de posse de bola
* Fonte: Sofasacore
Na próxima rodada, daqui a 12 dias, o Vasco enfrenta o Fluminense, sem local confirmado. O período sem partidas, por conta da Data-Fifa, será importante para Payet evoluir mais fisicamente e talvez ser titular pela primeira vez. Afinal, o time cruz-maltino precisa de seu talento.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.