Clássico da Amizade termina empatado pela primeira vez desde 2021
Na noite de sábado (29), o clássico entre Vasco e Botafogo terminou empatado. As equipes não terminavam em igualdade no placar desde 2021.
Na noite de sábado (29), Vasco e Botafogo empataram por 1 a 1, em São Januário. O resultado foi o primeiro empate no confronto em mais de três anos, ou nove jogos. As equipes repetiram o placar pela última vez em 21 de março de 2021, pelo Campeonato Carioca. Com o ponto conquistado, o Cruzmaltino permanece fora da zona de rebaixamento, enquanto o Glorioso ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.
Em mais uma partida sob o comando de Rafael Paiva, o Vasco mostrou competitividade. O time foi mais equilibrado na marcação e não cedeu tantas chances claras ao adversário. O gol de Bastos contou com uma rara falha do goleiro Léo Jardim, que não segurou a cabeçada do zagueiro alvinegro. Ainda assim, o Cruzmaltino não se abateu e buscou o empate onze minutos depois.
Outro aspecto que mostra evolução na equipe é o psicológico. Enquanto parecia estar sempre vulnerável em jogos recentes, sobretudo com o técnico Álvaro Pacheco, o time demonstra estar mais seguro com Paiva no banco de reservas. Embora o treinador tenha apenas seis jogos no profissional, consegue dar equilíbrio e tirar boas atuações dos jogadores. Mesmo com o placar desfavorável, dentro de casa, o time conseguiu manter-se no jogo e buscar o gol.
Na escalação, o treinador optou por Victor Luis na lateral-esquerda, enquanto o titular Piton foi adiantado para apoiar no ataque, entrando na função de David. O meio de campo sofreu uma baixa no início da partida, quando Estrella saiu lesionado. No lugar dele, entrou Payet, que não atuava desde a derrota para o Flamengo, em 2 de junho. O craque francês ajudou a organizar a equipe, distribuiu bons passes para quebrar as linhas adversárias, mas foi substituído, a contragosto, aos 14 minutos do segundo tempo.
O volante JP, de apenas 19 anos, teve mais uma boa atuação como titular. Ele acertou todos os 35 passes que tentou e também contribuiu com dois desarmes, além de ajudar a organizar o meio-campo. O garoto ganha cada vez mais espaço na equipe.
Embora o time tenha encaixado uma boa sequência, ainda é necessário fazer ajustes. Na partida de ontem, o meio de campo não fluiu bem e, mais uma vez, o Vasco dependeu das bolas alçadas na área para Vegetti. Foram poucas as oportunidades construídas de pé em pé. Aos 38 da segunda etapa, o argentino conseguiu concluir a melhor oportunidade que teve e chegou aos cinco gols no Brasileirão, empatado como um dos artilheiros.
Na rodada seguinte, o Gigante da Colina recebe o Fortaleza, na próxima quarta-feira (3). O pontapé inicial será às 20h, em São Januário. As equipes se enfrentaram recentemente, em confronto eliminatório pela Copa do Brasil. Depois de um 0 a 0 no Ceará e um 3 a 3 no Rio de Janeiro, o Vasco garantiu a classificação na disputa por pênaltis.