Em jogo marcado por confusão, Vasco empata com Sport e se aproxima do acesso
O Vasco ficou mais próximo do acesso ao empatar por 1 a 1 com o Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro. Com o resultado, os cruzmaltinos chegaram a 56 pontos e mantêm os três a frente dos pernambucanos na classificação da Série B.
O Sport buscou mais o ataque, mas só abriu o placar na etapa final, com Labandeira. Só que o Vasco empatou nos minutos finais, com Raniel. A partir dai, uma confusão se iniciou no gramado, com invasão de campo por parte de torcedores do Leão. Assim, o tumulto culminou no fim da partida de forma precoce.
Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o Criciúma, no sábado, em São Januário. Já o Sport joga no mesmo dia, contra o Londrina, no estádio do Café.
O jogo
O Vasco tentou ficar com a bola no início para impedir a pressão do Sport. No entanto, os pernambucanos tiveram a primeira boa chance da partida, aos nove minutos. Sander arriscou de longe e viu Thiago Rodrigues dar rebote. Mas a defesa cruzmaltina estava atenta para tirar o perigo.
Mesmo com mais posse de bola, o Sport pouco incomodava o Vasco. Os visitantes tentavam os contra-ataques, mas estavam limitados aos lançamentos para Eguinaldo. Os donos da casa voltaram a levar perigo somente aos 26 minutos. Sabino aproveitou cruzamento e cabeceou perto do gol.
O Vasco demorou, mas chegou com perigo aos 35 minutos, com Figueiredo. O atacante cruzou, mas a zaga salvou antes da finalização de Andrey. Na cobrança de escanteio, a bola foi desviada, mas Danilo Boza não chegou a tempo de mandar para a rede.
Nos minutos finais, o Sport voltou a pressionar, mas pouco produziu no ataque. O Vasco manteve a boa marcação para manter a igualdade no placar até o intervalo.
A segunda etapa
No segundo tempo, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Sport assustou em chute de Vagner Love que parou na zaga. Do outro lado, o Vasco quase abriu o placar aos 11 minutos, em cabeceio de Anderson Conceição no travessão.
Os donos da casa seguiram com a postura ofensiva e foram premiados com o gol aos 19 minutos. Vagner Love recebeu passe na área e chutou para grande defesa de Thiago Rodrigues. Só que no rebote, Labandeira mandou para a rede.
O revés foi sentido pelos cariocas, que viram o Sport aumentar o domínio da partida. O Vasco, aos poucos, passou a buscar o ataque, mas errava muito.
Quando parecia que o Vasco sairia de campo com a derrota, a equipe cariocas chegou ao empate. Aos 40 minutos, Alex Teixeira foi derrubado pelo goleiro Saulo na área. Após ser chamado pelo VAR, o árbitro marcou pênalti. Raniel cobrou com categoria para deixar tudo igual na Ilha do Retiro.
Confusão e fim de papo
Os jogadores do Vasco comemoraram o gol na frente da torcida do Sport. Isso deu início a uma série de desentendimentos. O banco do Sport foi para cima dos visitantes. Um portão chegou a ser arrombado, com torcedores entrando no gramado. Os cruzmaltinos foram para o vestiário.
Após muito tempo, o árbitro Raphael Claus alegou falta de segurança e definiu o encerramento do jogo. O Sport reclamou muito da decisão, enquanto o Vasco se manteve no vestiário.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 1 VASCO
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: Domingo, 16 de outubro de 2022
Horário: 16h00 (Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP/VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Gustavo Coutinho e Ronaldo Henrique (Sport)
GOLS
SPORT: Labandeira, aos 19min do segundo tempo
VASCO: Raniel, aos 48min do segundo tempo
SPORT: Saulo, Eduardo, Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Sander; Ronaldo Henrique (Willian Oliveira) e Fabinho; Luciano Juba (Denner), Gustavo Coutinho (Wanderson), Labandeira (Giovanni) e Vagner Love
Técnico: Claudinei Oliveira
VASCO: Thiago Rodrigues, Miranda (Raniel), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Palacios), Andrey Santos, Marlon Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Alex Teixeira); Figueiredo e Eguinaldo (Erick)
Técnico: Jorginho