Há 12 anos, Vasco faturava sua única Copa do Brasil. Relembre
O Vasco completou, nesta quinta-feira, 12 anos da conquista de seu único título da Copa do Brasil. Em 8 de junho de 2011, apesar da derrota por 3 a 2 para o Coritiba no jogo de volta, no Couto Pereira, a equipe carioca garantiu o troféu com os gols de Alecsandro e Eder Luis. Isso porque o tento fora de casa ainda era critério de desempate no placar agregado, naquela edição do torneio. Na ida, o Cruz-Maltino venceu por 1 a 0, em São Januário.
Em sua campanha na Copa do Brasil, o time estava invicto até o segundo jogo da decisão. Ao todo, o Vasco somou cinco vitórias, cinco empates e uma derrota. Em sua trajetória, a equipe carioca superou Comercial, do Mato Grosso do Sul, ABC, Náutico, Athletico, Avaí e Coritiba, respectivamente.
Copa do Brasil foi divisor de águas para o Vasco
O título foi o divisor de águas em 2011. Afinal, o Cruz-Maltino teve começo de temporada negativo no Carioca. Em seus primeiros cinco jogos não conseguiu um triunfo sequer, com quatro derrotas consecutivas e um empate. Tal cenário causou a demissão do técnico Paulo César Gusmão logo após o terceiro compromisso da equipe na temporada.
Em seguida, o interino Gaúcho comandou o time por duas partidas até a chegada do treinador Ricardo Gomes. Ele foi o responsável por liderar a recuperação do Cruz-Maltino na temporada. Em contrapartida ao começo de temporada ruim, o time de São Januário, além do título da Copa do Brasil, foi protagonista na disputa de outros torneios.
Ver essa foto no Instagram
O Vasco brigou pelo troféu do Campeonato Brasileiro até a última rodada, mas ficou com o vice-campeonato. Além disso, chegou às semifinais da Sul-Americana. Contudo, foi eliminado pela sensação Universidad de Chile, de Jorge Sampaoli. Na ocasião, houve empate em 1 a 1 no primeiro jogo, em São Januário. Na segunda partida, triunfo chileno por 2 a 0.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook