Lateral Henrique deixa Vasco e desperta interesse do Lyon
Henrique é cria das categorias de base do Vasco. O lateral de 27 anos passou toda sua trajetória nos profissionais do Vasco entre altos e baixos.
O ponto alto foi na temporada passada, sob o comando do técnico Ramon Menezes. Tanto que o posicionamento, quase como um terceiro zagueiro, foi a referência para que o Lyon-FRA fosse atrás do jogador.
O diretor-executivo do Lyon é Juninho Pernambucano, que já atuou com Henrique no Vasco. Com a rescisão de seu contrato, o lateral tem caminho livre para acertar sua ida para a França.
Nesta temporada, Henrique foi afastado do elenco e vinha treinando em separado esperando seu contrato se encerrar, em agosto.
Em nota, o Vasco se despediu do lateral esquerdo:
"O Club de Regatas Vasco da Gama informa que o atleta Henrique não é mais jogador do Clube. O Departamento de Futebol e o lateral esquerdo chegaram a um acordo na tarde desta terça-feira, acertando a rescisão do contrato que terminaria no próximo dia 02 de agosto.
Descoberto pelo Gigante da Colina em 2005, Henrique se formou na base cruzmaltina e foi promovido aos profissionais em 2013. Em oito temporadas pela equipe principal, o lateral disputou 192 partidas, deu 11 assistências, marcou um gol e conquistou cinco títulos, incluindo os Estaduais de 2015 e 2016.
Henrique se despede de São Januário como o segundo jogador oriundo da base que mais entrou em campo no Século 21 - ficando atrás apenas de Morais, com 193 partidas. Ciente de toda sua entrega, empenho e comprometimento, o Vasco da Gama agradece Henrique por ter honrado a camisa cruzmaltina durante 16 anos e o deseja sorte no prosseguimento de sua carreira. Boa sorte, Cria!"