Matemático revela pontuação que garante o acesso do Vasco
Tristão Garcia garante que com 61 pontos o Cruz-Maltino sobe. O time fará três jogos em São Januário
Faltam cinco rodadas para o fim da Série B e a tensão toma conta dos torcedores vascaínos, que estão ansiosos para o retorno à Série A. O Vasco tem 52 pontos, três de vantagem para o Sport, o 5º colocado, e terá pela frente quatro confrontos diretos na briga pelo acesso, o que dificulta qualquer previsão sobre o assunto.
O LANCE! então recorreu ao matemático Tristão Garcia para descobrir se existe uma pontuação mágica para o acesso e, de acordo com os cálculos, ela existe: 61 pontos.
- Pode acontecer de subir com 58, 59 pontos, mas não é seguro. Com 61 pontos, você não precisa depender do critério de desempate, 61 pontos é o garantido. É provável que se consiga com 60, mas o garantido é 61, porque o 5º colocado não vai fazer 61, pois se trata de muitas combinações, o que torna o fato extremamente improvável.
Para alcançar essa pontuação, o Vasco precisa de três vitórias, justamente o número de jogos que fará em São Januário.
- Se ganhar os três jogos em casa, ele sobe. Vai chegar na última rodada com 61 pontos e garantido - cravou Tristão Garcia.
O último jogo em São Januário é contra o Sampaio Corrêa, apenas na penúltima rodada. No entanto, Tristão Garcia avaliou que será um risco muito grande deixar para resolver na última rodada, já que o adversário é o Ituano, em Itu.
- Se tudo continuar nesta tendência, o Vasco tem a chance de 70% de conquistar o acesso, mas a possibilidade dele chegar na última rodada dentro do G4 é de 80%. Isso mostra que há uma dificuldade na última rodada. É bom resolver o mais rápido possível.
Por esse motivo, Tristão Garcia apontou o jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, como o mais importante para sacramentar o acesso, já que ele antecede as partidas em casa contra Criciúma e Sampaio Corrêa.
- O jogo mais importante que o Vasco vai fazer na Série B é exatamente esse contra o Sport. Será um divisor de águas. É um adversário direto, fora de casa. Se conseguir pontuar contra ele, o segura, se ganhar, o mata. A vitória fora de casa é o que faz a diferença, ainda mais nas condições da Série B, onde se ganha muito pouco como visitante.
Após o Novorizontino, o Vasco enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, recebe Criciúma e Sampaio Corrêa, em São Januário, e fecha a Série B contra o Ituano, no Novelli Júnior.