Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Opinião: Decisão de renovar com Ramón Díaz é correta e esbarra em aspectos além do campo

Técnico argentino elevou o psicológico do time em um momento de instabilidade

16 dez 2023 - 06h13
(atualizado às 06h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Ramón Díaz durante o jogo contra o América-MG
Ramón Díaz durante o jogo contra o América-MG
Foto: Leandro Amorim/Vasco / Esporte News Mundo

O Vasco anunciou a renovação de contrato do técnico Ramón Díaz para 2025, com uma cláusula para que ele permaneça até 2027, caso ambas as partes desejarem. O torcedor cruzmaltino deve comemorar o acerto. Afinal, a mudança que o treinador implementou no time foi decisiva para a campanha do Brasileirão.

Sob o comando de Maurício Barbieri, primeiro técnico da temporada, foram nove vitórias, quatro empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 43%, além de 36 gols marcados e 31 sofridos. É válido reforçar que o treinador disputou o Campeonato Carioca. Com o argentino, foram 10 vitórias, seis empates e oito derrotas, 50% de aproveitamento, com 30 gols marcados e 28 sofridos. O suficiente para credenciar a equipe carioca como a 7ª melhor do segundo turno.

Com a ajuda dos reforços que chegaram no meio do ano, Ramón conseguiu ajustar a defesa, estabilizar o meio-campo e dar mais qualidade ao ataque. Ainda levando em conta os tropeços e se tratando de um clube que teve a mentalidade abatida por boa parte da competição.

Essa, talvez, tenha sido a maior contribuição do argentino para a temporada. Ramón Díaz conseguiu trazer a confiança de volta para o elenco vascaíno. Em seu primeiro jogo no clube, o Vasco amargou a lanterna do Campeonato Brasileiro. Mas o treinador não abaixou o tom em nenhum momento, insistindo que o time não cairia.

Uma das provas da força do seu trabalho mental foi após sua chegada. Após derrota para o Corinthians por 3 a 1 no final de julho, Ramón afirmou que utilizaria a semana para trabalhar o psicológico dos jogadores: "Não é trabalhar apenas futebolisticamente, mas sim o ânimo deste grupo. Temos que transmitir à equipe tranquilidade para resolver situações a nosso favor". Depois dessa situação, o Vasco ficou com cinco vitórias, dois empates e uma derrota nos oito jogos seguintes.

A experiência de Ramón foi essencial. No ponto de vista psicológico e da sua experiência, sendo um técnico argentino vitorioso. Com tempo para implementar o seu estilo de jogo e contratar com o aporte da 777, o treinador tem potencial para montar uma boa campanha.

Para saber tudo sobre o Vasco, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.  

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade