Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

VAR do jogo contra o Sport já esteve envolvido em outras polêmicas com o Vasco

Rodrigo Guarizo foi o árbitro de vídeo em partidas em que o Cruz-Maltino foi prejudicado

19 out 2022 - 18h33
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O pênalti marcado a favor do Vasco no empate com o Sport, no último domingo, contou com o auxílio do assistente do VAR, Hermam Brumel Vani, que chamou a atenção do árbitro de vídeo, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. No lance envolvendo o atacante Alex Teixeira e o goleiro Saulo, o titular da tecnologia analisou a queda do jogador vascaíno como simulação, mas voltou atrás da decisão, recomendando a penalidade para o árbitro de campo, Raphael Claus.

Após a CBF divulgar o diálogo da análise do VAR, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral ficou em evidência com os torcedores do Vasco, que relembraram outros jogos polêmicos do Vasco que envolveram o árbitro de vídeo. O principal deles foi o empate com o Bahia, em 0 a 0, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro de 2020.

VAR não recomendou a expulsão de Gregore, que solou Benítez, em jogo entre Vasco e Bahia, em 2020 (Reprodução / TV Globo)
VAR não recomendou a expulsão de Gregore, que solou Benítez, em jogo entre Vasco e Bahia, em 2020 (Reprodução / TV Globo)
Foto: Lance!

Na ocasião, o VAR não chamou a arbitragem sobre uma possível expulsão de Gregore, que acertou a coxa de Benítez. O Cruz-Maltino ainda teve o gol de Ygor Catatau anulado, após a tecnologia intervir recomendando a expulsão de Leandro Castan, que acertou o rosto do goleiro Douglas na origem do lance.

Após a partida, o Vasco enviou um ofício para a CBF reclamando a arbitragem e a atuação do VAR, citando também o possível pênalti do goleiro Douglas no lateral-direito Léo Matos. A entidade reconheceu o erro na época sobre a possível expulsão do jogador do Bahia.

"A CBF reconhece que o Vasco tem razão em questionar a omissão da arbitragem no lance envolvendo o atleta Martín Benítez e Gregore, quando o atleta vascaíno foi atingido na coxa, com a bola já fora de disputa, encerrando o parecer deste item com a frase: "A resposta ao porquê de o jogador não ser expulso não pode ser outra senão a de que houve erro de arbitragem".

Ainda na mesma edição do Campeonato Brasileiro, Rodrigo Guarizo foi o árbitro de vídeo em mais dois jogos do Vasco com polêmica de arbitragem. Na vitória do Vasco sobre o Athletico, por 1 a 0, o VAR anulou o gol de Ribamar, o que seria o segundo do time na partida, ao recomendar a checagem de uma falta cometida por Bruno Gomes na origem da jogada. Já na derrota para o Flamengo, por 2 a 1, Germán Cano teve um gol anulado por impedimento, mas o clube questionou as linhas traçadas pelo árbitro de vídeo.

Entretanto, o Vasco já teve lances que a arbitragem voltou atrás a seu favor após intervenções de Rodrigo Guarizo como árbitro de vídeo. No segundo turno da Série B do ano passado, o CRB teve um gol anulado quando o jogo estava em 0 a 0, por impedimento. A partida terminou empatada em 1 a 1.

Já na Série B de 2022, o Cruz-Maltino teve um pênalti a favor marcado contra o Criciúma, no Heriberto Hülse, convertido por Raniel e que valeu a vitória por 1 a 0, e também se beneficiou com a anulação do gol do CRB, por impedimento, quando o Vasco vencia a partida por 1 a 0. O jogo terminou em goleada por 4 a 0.

Na Serie B, Rodrigo Guarizo também esteve no VAR nos jogos do Vasco, fora de casa, contra o Grêmio (2 x 1), Cruzeiro (3 x 0) e Operário (2 x 3), mas sem intervenções em lances capitais.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade