Vasco inicia testes de coronavírus no elenco para voltar aos treinos
O Vasco deu mais um passo rumo a volta aos treinos presenciais. Nesta sexta-feira, o clube realizou a primeira bateria de testes em seu departamento de futebol. Segundo o diretor médico Marcos Teixeira, os testes serão divididos em grupos.
"Inciamos a avaliação dos atletas e comissão, separamos esses exames em dias, na segunda-feira provavelmente teremos mais um dia de avaliação. Foram coletados os exames de PCR, que é com o cotonete que vai no nariz e na boca, e o exame de sorologia para identificar a presença ou não de anticorpos contra o Coronavírus, ou seja, se a pessoa entrou em contato ou não com o vírus", disse ao jornalista Lucas Pedrosa, da Bandeirantes.
O médico relatou que os testes foram feitos no CT do clube. Cada atleta e funcionário chegou em seu próprio carro.
"Foi realizado no CT, ambiente isolado e aberto. Os jogadores foram divididos em horários e chegaram no carro com os contactantes domiciliares, ou seja, familiares que moram com ele e funcionários que têm contato com eles. Isso vai dar um panorama para a gente saber, não só o estado imunológico pra saber se eles têm algum grau de imunidade, se já entraram em contato ou não, mas também se alguém já está com a doença ativa. O PCR verifica a presença do RNA do vírus no nariz, então por ventura a gente pode achar alguém que esteja com a doença em atividade, porém assintomático", declarou.
Por fim, Marcos Teixeira ressaltou que os próximos passos serão definidos após o resultados dos exames.
"O resultado vai sair nos próximos dias. Vamos ter o panorama geral e a partir daí definir as ações", finalizou.
O Vasco segue com os treinos virtuais por enquanto. O presidente Alexandre Campello adiantou que o elenco só vai voltar aos treinos após a liberação das autoridades.