Vasco não se encontrou durante o confronto contra o Nova Iguaçu e foi merecidamente eliminado
Mesmo com dois jogos de casa cheia no Maracanã, o Vasco não aproveitou a maioria na arquibancada e foi eliminado
O Vasco treinado por Ramón Díaz foi superado pelo Nova Iguaçu ao longo dos 180 minutos da semifinal do Campeonato Carioca. O Técnico argentino fez uma promessa em entrevista coletiva que seu elenco conseguiria se garantir na final do estadual, mas o que se viu nos dois jogos foi um time pouco criativo e dominado pela Laranja Mecânica da Baixada. Na primeira partida, o empate em 1×1 não demonstrou o real domínio apresentado pelos visitantes e a sensação que ficou era de que o time estava mais organizado e preparado do que o Cruz-Maltino.
Naquele jogo, mesmo com menos posse de bola, o Nova Iguaçu levou muito mais perigo e finalizou 14 vezes na direção do gol, além de ter 3 de seus chutes parados na trave do Maracanã. A torcida do Vasco sabia que o clube precisava melhorar o desempenho para ter chances de vencer a partida da volta.
O esquema tático escolhido por Ramón para o segundo jogo, abandonando a linha de três zagueiros e escalando Rojas na lateral direita no lugar de Paulo Henrique, definitivamente não funcionou. Precisando da vitória e com o meio-campo preenchido pela participação de Medel como primeiro volante, o Vasco não conseguiu pressionar o adversário em no campo de ataque e a parte física pesou bastante.
O Gigante da Colina não criava jogadas de perigo, os jogadores pouco se movimentavam e o time não ganhava profundidade em campo. O Nova Iguaçu, por seu lado, não se prendeu apenas ao regulamento, que já garantia a classificação com o empate, e não abdicou de buscar o ataque, mesmo que pouco efetivo, explorando os erros do Vasco. O time de Carlos Vitor saía nas boas oportunidades e aproveitou aquela mais concreta para abrir o placar.
A torcida do Vasco compareceu em peso ao estádio, mesmo com o mando do Carrossel da Baixada, e ficou bastante frustrada com o desempenho apresentado. Com a bola rolando, os gritos que vinham das arquibancadas eram de apoio e esperança, mas rapidamente se transformaram em angústia, crítica e xingamentos.
+ Para saber tudo sobre o Vasco, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O Nova Iguaçu foi muito merecedor na classificação, respeitando a estratégia que foi utilizada ao longo de todo o Campeonato Carioca. O elenco já alcançou um feito histórico, pois essa será a primeira vez que o clube disputará uma final de estadual. A decisão será contra o Flamengo, que não teve dificuldades para vencer o rival Fluminense na outra semifinal.
Agora, Ramon Diaz, já de olho no Campeonato Brasileiro, como foi dito na coletiva, terá um longo período para trabalhar os problemas que o Vasco apresenta até a estreia contra o Grêmio, em São Januário, em abril. Antes disso, tem pela frente a terceira fase da Copa do Brasil e aguarda sorteio para conhecer seu adversário.