Vasco vai para 24º e último jogo em São Januário no ano; veja retrospecto
Em ano de altos e baixos, Cruz-Maltino se despede de seu caldeirão em jogo contra o Atlético-MG, pela 37ª rodada do Brasileirão
A partida contra o Atlético-MG desta quarta-feira (4) marcará a despedida do Vasco de São Januário em 2024. Poderia ser o 'adeus definitivo', mas o próprio presidente do clube, Pedrinho, revelou que as obras do estádio não deverão começar ao fim do Brasileirão, como prometera anteriormente.
Assim, é provável que a equipe ainda atue em seu estádio durante o Campeonato Carioca de 2025. De toda forma, o jogo contra o Galo representa o adeus a São Januário no conturbado ano de 2024, quando o estádio foi de suma importância para as pretensões do clube. Confira, então, o retrospecto do Vasco em seu caldeirão no ano.
Relembre o ano do Vasco em São Januário em 2024
O Cruz-Maltino começou engrenando em casa na temporada, já que venceu quatro de seus cinco primeiros compromissos no estádio. O único que não contou com vitória foi o empate em 3 a 3 com o Água Santa, pela Copa do Brasil. Mas, após decisão por pênaltis, a torcida pode comemorar como uma vitória.
A primeira derrota, porém, despoletou uma crise no clube. Afinal, o Vasco foi surpreendido logo na quarta rodada do Brasileirão e levou uma goleada para o Criciúma por 4 a 0, em 27 de abril, em partida que levou à demissão de Ramón Díaz, então técnico da equipe.
Depois disso, o Gigante emplacou incríveis 15 jogos de invencibilidade no seu estádio, vencendo nove partidas e empatando outras seis. Novamente, um destes empates correspondeu à uma classificação na Copa do Brasil. Desta vez, contra o Fortaleza, em igualdade por 3 a 3 e vitória por 5 a 4 nos pênaltis.
Nas últimas duas partidas, no entanto, não conseguiu vencer, encerrando, inclusive, a sequência positiva. Primeiro, em derrota por 1 a 0 para o Inter, pela 34ª rodada, no dia 24 de novembro. Seis dias mais tarde, novo tropeço: 2 a 2 contra o lanterna e já rebaixado Atlético-GO. Dessa forma, o clube somou 23 jogos, com 13 vitórias, oito empates e duas derrotas. Gerando, assim, um aproveitamento de 68,1% - o maior em anos de Série A desde 2017 (72,5%).
Reencontro ou revanche?
O reencontro com o Atlético-MG é nesta quarta. O Galo, aliás, foi responsável por um dos dias mais marcantes de São Januário no ano. Na semifinal da Copa do Brasil, que o Vasco não alcançava há 13 anos, o estádio recebeu uma enorme e inesquecível festa da torcida. O resultado, porém, não foi o que o torcedor esperava: empate por 1 a 1 e eliminação na beira da final. Nesta quarta, a revanche pode ocorrer em forma de classificação no Brasileirão.
Afinal, em 12º, o Vasco tem a mesma pontuação que o Atlético, 13º colocado. Como o Cruz-Maltino possui duas vitórias a mais, caso vença o duelo na despedida de São Januário, garantirá com uma rodada de antecedência que não será mais ultrapassado pelo Galo no torneio.
Retrospecto em São Januário no ano
- 23 jogos
- 13 vitórias
- 8 empates (duas vitórias nos pênaltis)
- 2 derrotas
- 68,1% de aproveitamento
- 42 gols feitos
- 25 sofridos
- 17 de saldo
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.