Volta de Neymar ao Santos é só jogada de marketing?
O menino Ney, hoje com 32 anos, retorna ao Santos 12 anos depois de sair e passar por Barcelona, PSG e Al Hilal, que fez o pior negócio do futebol mundial, já que pagou 90 milhões de euros por Neymar e, em 17 meses no clube, teve como retorno apenas 428 minutos em campo, 2 assistências, um pênalti perdido e somente um golzinho apenas vestindo a camisa do Al Hilal.
Se fizermos uma conta de padaria chegamos nos seguintes resultados: cada partida de Neymar com a camisa do Al Hilal custou 13 milhões de euros e o gol custou "apenas" 90 milhões de euros, isso sem contar o salário do craque brasileiro.
Neymar volta para o Santos após uma grave lesão, com um contrato curto de apenas 6 meses, já que o jogador quer voltar para a Europa no segundo semestre.
O Santos merece ter a visibilidade mundial que Neymar dará ao time da Baixada, que retorna este ano para a série A do Campeonato Brasileiro, mas merece também ser usado como trampolim? Um time para Neymar "treinar" enquanto a janela europeia não abre?
Com certeza a presença de Neymar trará muito retorno extra-campo, em forma de branding e venda de camisas. Outro exemplo claro de retorno positivo é que o craque da bola nem jogou ainda e o número de sócios do Santos já aumentou em 10 mil pessoas.
Sim, com certeza a mídia e o MKT gerado pela volta de Neymar trará novos holofotes para a Vila Belmiro, mas resta saber se o retorno dentro das quatro linhas será também positivo e isso só o tempo dirá.