Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Vitória

Vitória

Favoritar Time

"Chama o Samu!": Canto da torcida do Vitória vira música com rapper coreano e artista de k-pop

Após duas temporadas com mudança de mentalidade em uma nova geração na torcida do Vitória, o ano de 2024 chegou como consolidação dos torcedores rubro-negros após passar pelas dificuldades da queda para Série C.

30 jan 2025 - 14h34
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Vitória
Vitória
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória / Esporte News Mundo

Após duas temporadas com mudança de mentalidade em uma nova geração na torcida do Vitória, o ano de 2024 chegou como consolidação dos torcedores rubro-negros após passar pelas dificuldades da queda para Série C. Com lotação no Barradão, em aeroportos e até como visitantes em outras cidades, os adeptos baianos confirmaram, mais uma vez, o destaque como 12º jogador da equipe. Além da força para os jogadores, o status de referência e admiração na bancada também cresceu, sendo comentado por técnicos, jogadores, torcidas rivais e até mesmo artistas. 

A temporada de 2024 marcava a volta do Vitória para a Série A após 5 anos. Com isso, eram esperados cada vez mais participações de destaque da torcida baiana. Colecionando públicos com mais de 90% da capacidade do estádio, um jogo em questão ganhou destaque no início do ano, antes mesmo das principais competições iniciarem. 

Pela sétima rodada do Campeonato Baiano, o primeiro clássico do ano aconteceu no dia 18 de fevereiro, no Barradão. Em campo, tivemos um show das duas equipes, na qual duas viradas aconteceram e o Vitória saiu como o grande vencedor. Apesar do futebol praticado pelos dois clubes ter sido destaque, um vídeo da torcida rubro-negra chamou atenção. 

Vídeo da torcida do Vitória viraliza nas redes sociais

Postado no Tik Tok uma semana após o jogo, o vídeo em questão foi realizado pelo influencer Vitu ECV, como é conhecido na internet e dentro da torcida do Vitória. Nele, vemos um lance de ataque do rubro-negro baiano e após a defesa do goleiro do Bahia, um dos cânticos da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI), a maior organizada do Leão de Canabrava, é entoado de forma quase que hipnótica pelos torcedores presentes.

Com mais de 25 milhões de visualizações, o vídeo da torcida do Vitória cantando "Chama o Samu" viralizou pelo mundo, e não apenas em solo brasileiro. Diversas pessoas, torcedores de diferentes equipes, comentaram na publicação e cada vez mais o "hit" era espalhado entre a bolha futebolística. Entretanto, o sucesso foi tanto, que além de clubes do outro lado do mundo usarem, até mesmo campanhas políticas utilizaram do som como jingle. 

Após essa introdução, finalmente chegamos no ponto de destaque dessa matéria: "Chama o Samu" transcendeu a barreira esportiva, e nacional, e internacionalizou o cântico da torcida do Vitória. O auge desse destaque chegou em dezembro de 2024, quando o produtor italiano, Fudasca, sampleou o som e criou uma música em parceria com o rapper coreano, Ted Park, e o cantor de K-pop, Kino, do grupo Pentagon.

"Quando encontrei Fudasca pela primeira vez em Los Angeles, no estúdio da Sony, a primeira coisa que ele tocou para mim foi a batida da música. Quando o cântico veio me deu uma energia como se eu estivesse em um estádio. Então a batida 'dropou' e eu soube que precisava gravar aquilo imediatamente", comenta o rapper após o primeiro com a música da torcida baiana.

(
(
Foto: Reprodução/X / Esporte News Mundo

Música com canto da torcida do Vitória é "descoberta" pelas redes sociais

Antes mesmo dessa informação viralizar, eu estava passeando pelo Tik Tok em uma madrugada de insônia quando achei um vídeo do rapper Ted Park. Ao iniciar o vídeo fiquei em choque: o começo da música era o canto "Chama o Samu" da torcida do Vitória. Após entender o que estava acontecendo, fui ao X, antigo Twitter, e encontrei um perfil denominado de "Central Pentagon" comentando a respeito dessa situação. 

O comentário viralizou na rede social e algumas das principais contas da bolha de futebol no X passaram a comentar sobre o assunto. Assim estava feito: a música "Tape 2: Slide" agora era um dos assuntos mais comentados entre os torcedores brasileiros, principalmente os rubro-negros baianos. 

Entrevista com Ted Park, rapper responsável pela música

De forma exclusiva para essa matéria, entrei em contato com Ted Park e ele destacou alguns pontos a respeito da idealização da música. "Fudasca que produziu a música, foi quem encontrou o cântico enquanto navegava pelo Tik Tok. A gente não sabia muito bem sobre o quão grande e impactante isso era… a gente só pensou que soava incrível", destaca Ted a respeito de como o vídeo da torcida chegou ao seu conhecimento. 

"Eu improvisei todas as letras e vocais para 'Tape 2: Slide' e terminei de gravar em cerca de 20 minutos. Nós sabíamos que tínhamos um sucesso imediatamente, por isso o primeiro vídeo nosso dançando e curtindo no estúdio se tornou viral no TikTok lá em março, quando o gravamos pela primeira vez", comenta o rapper sobre o processo de criação da música. 

Ted também me falou a sensação de unir estilos musicais e culturas dentro da canção. "É uma sensação incrível. Nós amamos misturar diferentes culturas e estilos e unir as pessoas, é disso que se trata a música. nós estamos muito felizes que finalmente foi lançado e gratos por todos os novos ouvintes e apoiadores no Brasil". 

Para finalizar a conversa, comentei a respeito da vontade dos artistas conhecerem o Brasil, mas principalmente o Barradão e a torcida do Vitória. "Seria incrível visitar o Brasil e conhecer os jogadores e os torcedores do Vitória, além de testemunhar a energia linda do estádio deles. Espero que um dia possamos ir fazer um show! Agora está na minha lista de desejos, vamos fazer acontecer!". 

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade